CULTURA
Acessórios nos cabelos vão fazer a cabeça das mulheres no Verão
Laços de fita e tiaras não são novidades, mas são as suas variações que chegam com força na nova estação, com as grifes apostam alto no acessório. Confira aqui como usar e combinar o
Publicado em 20/09/2008 às 8:43
Agda Aquino, especial para o Paraíba1
O que a Branca de Neve, a Princesa Aurora (a Bela Adormecida) e Alice (aquela do País das Maravilhas) têm em comum? Além de serem personagens de alguns dos contos de fadas mais famosos do mundo, elas também estão na moda. É só buscar um pouco na memória pra se lembrar que todas elas usavam adereços na cabeça, na maior parte das vezes laços de fita. E essa é uma moda que está presente em várias coleções, ou seja, enfeitar a cabeça é a bola da vez.
Esse enfeite por si só não é muita novidade, o que há de novo são as variações sobre ele, que andava meio esquecido nos últimos anos ou reservado apenas para as meninas. Nos últimos verões as mulheres (e os estilistas de acessórios) redescobriram os acessórios de cabelos. A primeira onda foi aquela das florezinhas de tecido ou de crochê que no auge estavam presentes em nove de cada dez cabeleiras. Depois da sobrecarga de flores, houve uma pausa nesses acessórios por alguns meses e desde o início deste ano os enfeites de cabelo voltaram com força total.
No Inverno eles já estiveram por aí, principalmente com chapéus, lenços e alguns poucos laços, mas isso foi só o começo. Para o verão sobram opções de modelos, cores, formatos e tamanhos. Tiaras, arcos grossos ou finos, lenços e até echarpes amarradas no cabelo. Peças coloridas, com pedrarias e brilhos. Qualquer semelhança com a Viúva Porcina, da novela Roque Santeiro, não é mera coincidência. Esses enfeites exagerados são mais uma referência do retorno da moda dos anos 80, que nas últimas estações vem sendo cada vez mais presente em coleções do mundo todo.
Grifes como Alexandre Herchcovitch e Cavalera estão apostando alto no acessório. Para esta estação os lenços e echarpes devem ser de tecidos mais leves, como algodão, seda ou palha de seda. Eles podem ter estampas geométricas, o tradicional poá (bolinhas) ou lisos. Mas o que promete ser o verdadeiro diferencial pra próxima estação é o jeito de amarrar. A tendência é amarrar voltado pra frente, mais próxima ao pescoço, com laços largos e retos. De um jeito mais clássico, como nos anos 50.
Como combinar
Modelos, cores e preços estão aí para todos os gostos. É pra usar à vontade mesmo. O cuidado que se deve ter na hora de usar é aquele de sempre: nada de colocar um lenço super estampado quando estiver com uma roupa com muitos babados ou também estampada. Se sua roupa já tiver muitos detalhes, opte por um acessório liso. Já se o seu figurino for básico, escolha um lenço pra dar charme pra produção ou um arco com pedrarias ou penas. Se você é do tipo mais feminina, pode escolher arcos com laços ou com estampa de poá. Só tenha cuidado pra não ficar muito infantil. Mulheres mais velhas ficam mais chiques com uma echarpe amarrada na cabeça. Se você tiver franja, não a prenda, deixe pra frente mesmo. Outra opção é prender o cabelo num coque ou com uma trança ou rabo-de-cavalo.
Se o acessório for bem usado pode dar um charme especial ao visual (sem falar que pode deixar qualquer princesa de contos de fadas morrendo de inveja).
Comentários