CULTURA
Adaptação de João Ubaldo em CG
Adapatado da literatura espetáculo ' Diário do Farol - Onde as Palavras se Revelam Inadequadas' estreia em Campina Grande.
Publicado em 16/10/2012 às 6:00
Outra adaptação, agora das páginas da literatura, estreia nos teatros paraibanos nesta terça-feira. Trata-se de Diário do Farol - Onde as Palavras se Revelam Inadequadas, espetáculo apresentado hoje e amanhã, às 20h, no Sesc Centro, em Campina Grande.
A peça dirigida por Amarilio Sales é extraída do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro e vem acompanhada de uma exposição em cartaz até amanhã, das 8h às 20h, no Salão de Exposições do Sesc Centro.
De Campina Grande, Diário do Farol viaja para João Pessoa. Na capital, o espetáculo será apresentado na próxima sexta, sábado e domingo, às 20h, no Centro Cultural Piollin. A exposição ficará em cartaz nestes mesmos dias, das 8h às 22h, no espaço, e o ator Amarilio Sales ministrará uma oficina no sábado, das 14h às 17h30, no Piollin.
Diário do Farol é um projeto contemplado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) com os prêmios Myriam Muniz de Montagem, em 2010, e Circulação, em 2011. Por ele, Sales recebeu o Prêmio Braskem, a mais importante premiação do teatro baiano, no ano passado.
Em cena, Sales interpreta um homem de 60 anos que se autoexila em uma ilha, onde resolve construir um farol. Filho de um fazendeiro, este homem amargou uma infância traumática, com surras e humilhações. A partir da morte da mãe, passa a ouvir a voz materna clamando por vingança e é enviado a um seminário, onde presta favores sexuais para sobreviver em meio a intrigas e a corrupções do clero.
A exposição faz uma cronologia dos romances, crônicas e adaptações teatrais da obra de João Ubaldo Ribeiro. A oficina faz uma abordagem física e emocional da interpretação do ator.
Comentários