icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Advogado lança no TJPB livro sobre judicialização da saúde

Rodrigo Farias aponta saídas para o que considera ser um dos maiores desafios na relação entre Executivo e Judiciário.

Publicado em 26/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 26/04/2018 às 10:30


                                        
                                            Advogado lança no TJPB livro sobre judicialização da saúde

				
					Advogado lança no TJPB livro sobre judicialização da saúde
Rodrigo é ex-Procurador Geral do Município de João Pessoa e ex- Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados da Paraíba (Foto: Divulgação/TJPB).

Um dos temas jurídicos que têm gerado maior conflito entre as decisões do Poder Judiciário e do Poder Executivo, a judicialização da saúde é o foco do livro que o advogado paraibano Rodrigo Farias lança nesta quinta-feira (26) no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). 'Direito à Saúde & sua judicialização' é resultado de quatro anos de pesquisa e fruto da tese de doutorado do jurista na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

“A judicialização da saúde cria um sistema distorcido, que privilegia aqueles que conseguem o benefício do acesso à Justiça. O desenfreado crescimento de demandas judiciais nos últimos anos implicou a criação e a alteração de políticas públicas, gerando sérias consequências no planejamento e no orçamento da saúde pública”, afirma Farias.

Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), os gastos da União e dos Estados cresceram 1.300% devido às demandas judiciais por fornecimento de medicamentos entre 2008 e 2015. As despesas do Ministério da Saúde com o cumprimento de decisões judiciais para a aquisição de medicamentos saltaram de R$ 70 milhões para R$ 1 bilhão neste período.

O objetivo da obra, que tem o prefácio da professora doutora Ana Paula de Barcellos, é demonstrar que a judicialização, por si só não é o caminho para a resolução do tema, sendo necessária a implantação de mecanismos para sua "desjudicialização", por meio de medidas administrativas e do diálogo institucional envolvendo o Executivo, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria e a sociedade.“ Traçar cenários e propor sugestões somente terão efeito prático, se todos os envolvidos forem ouvidos e participarem dessa construção”, destaca o autor.

A pesquisa que originou o livro se deu a partir de um extenso e minucioso estudo de caso envolvendo a cidade de João Pessoa. Rodrigo analisou todas as ações judiciais, movidas contra o município, entre 2011 e 2013.

Sobre o autor

Rodrigo Nóbrega Farias é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Doutor em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. É Professor titular da disciplina de Direito Processual Civil da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Autor do livro Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – análise do instrumento constitucional à luz das resoluções 21.634 e 21.635 do TSE, publicado pela Editora Juruá, em 2005. Ex-Procurador Geral do Município de João Pessoa e ex- Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados da Paraíba – Seccional da Paraíba.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Direito à saúde & sua judicialização”, com apresentação pelo desembargador presidente do TJ/PB, Joás de Brito Pereira Filho.

Quando:

26/04/18, às 17h30,

Local:

Sala de sessões do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp