CULTURA
Agenda Cultural tem shows de rock, jazz, forró e concerto
Não faltam opções de lazer para a noite desta sexta-feira (13). Em João Pessoa, será possível conferir os shows de As Bastianas, Poetas do Absurdo e o concerto do Quadro Antiquo.
Publicado em 13/03/2009 às 9:30
Do Jornal da Paraíba
As Bastianas homenageiam Jackson do Pandeiro
As Bastianas devem muito a Jackson do Pandeiro - começando pelo nome do grupo. “Bastianas” vem, claro, de “Sebastiana”, a canção de Rosil Cavalcante que Jackson imortalizou. Também não é por acaso que o show em que as meninas fazem sua homenagem ao Rei do Ritmo chama-se Jackson Convida as Comadres Bastianas.
Outros forrozeiros participam da festa como convidados: a banda Swing Nordestino, Os Cabras de Mateus, Biliu de Campina e, de Pernambuco, o grupo Fim de Feira. Será no MAG Shopping, a partir das 20h.
Confira a programação completa desta sexta-feira na Agenda Cultural.
Cada artista se apresenta por uma hora e as Bastianas fecham a festa tocando por duas horas. Nos intervalos entre uma atração e outra, o público confere cenas da vida de Jackson e cenas de apresentações do Rei do Ritmo, em gravações cedidas pela TV Cultura. O evento também terá a presença de Neusa Flores, viúva de Jackson.
“Os dois pés das Bastianas são Luiz Gonzaga e Jackson”, diz Regina Negreiros, produtora das Bastianas. “Estamos preparando um show em comemoração aos dez anos do grupo para o dia 4 de abril, com convidados, e que também vai homenagear Jackson”. As comadres vão dançar o forró na Paraíba.
Poetas do Absurdo no Incógnito
Apesar do nome - inspirado no clássico Zé Limeira - os Poetas do Absurdo só tem de nordestino o fato de terem sido criados e atuarem, já há três anos, aqui em João Pessoa. O som poderoso desse quarteto pessoense remete ao melhor do rock viceral que bandas como Queens of the Stone Age e Wolfmother, com um apelo pop do Barão Vermelho, vocais melódicos, acessíveis e em português.
O grupo, que abriu o show do Detonautas nas areias de Tambaú, no finalzinho de janeiro, volta a se apresentar nesta sexta-feira, em João Pessoa, a partir das 22h30, na boate Incógnito (rua Coração de Jesus, 144, Tambaú). No repertório, músicas próprias, que já estão no gosto do rapaziada, como “Doses e drinks” .
A noite ainda tem um batalhão de DJs para animar a festa: o residente Astek recebe Claudinho (Natal, RN), Gordan (Campina Grande) e o conterrâneo Ranzi.
Aerotrio toca em Campina Grande
O grupo de free jazz Aerotrio se apresenta hoje no Bar e Arte (na rua Treze de Maio, Centro), a partir das 22h, em Campina Grande. O show faz parte do projeto ‘Aerotrio Convida’ e conta com a parceria na noite de Val Donato e Beto Cabeça, dois artistas solo que chamaram a atenção de Edmar Travassos, Fábio Araújo e Paulo Guilherme, integrantes da banda.
“Nós faremos um show de três partes: primeiro tocamos cinco novas músicas do trio, depois mais cinco de autoria da dupla Val e Beto, e ao final traremos covers de nomes como B. B. King, Janis Joplin e Bob Marley”, conta Edmar Travassos, baterista da banda.
Quadro Antiquo faz homenagem a Villa-Lobos
O grupo carioca Quadro Antiquo volta a João Pessoa para um concerto hoje, no Centro Cultural São Francisco, às 19h. Também é um passeio pela música brasileira de antes, até, do samba ser inventado. O grupo apresenta um repertório que é um retorno à produção do século 19, passando pela modinha, o lundu, os seresteiros e, finalmente, a canção.
A apresentação também é uma homenagem a Villa-Lobos, cuja morte completa 50 anos em 2009, e inclui obra de Johann Sebastian Bach. O concerto faz parte do projeto itinerante Música no Museu, que tem o patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e apoio local da Funjope.
O repertório tem obras de Antônio Leal Moreira (1758-1819), Marcos Portugal (1762 -1830) e um “Lundum”, de criação anônima, para depois entrar na atmosfera do nascimento de Villa-Lobos e a música que se tocava na época, 1887: a modinha já havia trocado o piano pelo violão, e saído dos salões da aristocracia para ganhar as ruas através dos seresteiros. O grupo Quadro Antiquo vai interpretar “Melodia Sentimental”, “Choro nº 1”, a famosa “Bachianas Nº 5” entre outras peças.
Comentários