CULTURA
AHS estreia quarta temporada nesta terça-feira
É o que propõe definir o novo 'American Horror Story', que em sua 4ª temporada tenta recuperar o fôlego do início da série.
Publicado em 20/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:21
Quando surgiu, em 2011, a série American Horror Story cativou os fãs do cinema de terror pelas homenagens aos grandes clássicos que o enredo prestava em uma história sobre uma casa mal-assombrada. Depois de toques de ficção científica e derrapar com uma fraca narrativa de bruxas teen, a quarta temporada - que estreia oficialmente hoje no Brasil, via canal pago FX -, procura recuperar o fôlego do início.
Ambientada nos anos 1950 em Jupiter (EUA), American Horror Story: Freak Show tem sua história construída a partir dos famosos circos de horror, incluindo subtramas envolvendo um palhaço medonho, desses que não se via desde os tempos de It: A Obra Prima do Medo, e um jovem bem mimado.
O primeiro episódio vai ao ar às 22h30 (21h30 na Paraíba) e traz de volta a trinca de atrizes Jessica Lange, Kathy Bates e Sarah Paulson, em novos papéis.
Lange retorna como Elsa Mars, atriz alemã que largou a carreira boca-do-lixo para comandar um dos últimos circos de aberrações da América. Seu elenco é composto pela mulher barbada (Kathy Bates) e seu filho, o Homem-lagosta (Evan Peters), entre outros. Ao chegar a Jupiter, a trupe agrega mais uma estrela ao elenco: as gêmeas siamesas Dot e Bette (Sarah Paulson).
Freak Show se vale de personagens reais para compor as atrações do circo de Elsa. Por exemplo, Pepper (importada da 2ª temporada) teria sido inspirada nas famosas “gêmeas de Yucatan”, Pip e Flip, estrelas do cult Freaks (1932), de Tod Brow- ning, que também alimenta a temporada com outras referências.
O elenco inclui atores ‘extraordinários’, como se refere a produção. Eles dão vida às ‘aberrações’ do circo, sem a necessidade de efeitos especiais. Rose Siggins, a Suzy Sem-pernas, nasceu com a rara síndrome de Currarino e acabou tendo suas pernas amputadas, tendo que se virar somente com os membros superiores.
Mat Fraser nasceu com os dois braços atrofiados em decorrência de uma medicação que a mãe tomou quando estava grávida dele. Ao ator inglês, foi dado o papel do tatuado Paul. Já a indiana Jyoti Amge, de 62,8 cm de altura, é a menor mulher do mundo e ficou com o papel de Ma Petite, inspirado na mexicana Lucia Zarate.
Trabalhando os limites do que é normal e anormal no ambiente conservador da pequena cidade americana, em plenos anos 50, Freak Show consegue mostrar que a aberração não é, necessariamente, uma deformidade física. Pode estar nos recantos mais obscuros dos aparentemente normais.
VAMPIRO DE DEL TORO NA TV
Logo após a exibição de American Horror Story: Freak Show, o FX exibe o primeiro episódio de The Strain, a partir das 23h15 (22h15, horário local).
A série de 13 episódios é baseada na 'Trilogia da Escuridão' (Noturno, A Queda e Noite Eterna, todos editados no Brasil pela Rocco).
Os livros foram escritos por Chuck Hogan em parceria com o cineasta Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno). A história parte da aterrissagem de um misterioso avião, cuja tripulação está aparentemente morta.
O fato vai desencadear uma narrativa de suspense e mistério envolvendo um poderoso vampiro.
Comentários