icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Alemanha na tela do Sesc

Mostra 'Encontro com o Cinema Alemão', começou nesta segunda-feira (7) no Sesc Centro, em João Pessoa.

Publicado em 08/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:40

Filme que rendeu ao estreante Hannes Stöhr um dos prêmios do Festival Internacional de Berlim, Berlim Fica na Alemanha (Berlin Is in Germany, Alemanha, 2001) é o filme de hoje do 'Encontro com o Cinema Alemão', mostra em cartaz no Sesc Centro, em João Pessoa.

A mostra, que começou ontem e ocorre até o dia 17h, tem sessões gratuitas sempre às 12h, 17h e 19h. Após a última sessão, haverá um bate-papo entre o público e os jornalistas Astier Basílio e Tiago Germano (repórter do JORNAL DA PARAÍBA). Outros oito longas estão previstos para a mostra, que é uma parceria entre o departamento nacional do Sesc e o Goethe-Institut.

Em Berlim Fica na Alemanha, Martin (Jörg Schüttauf, que recebeu pelo papel o prêmio de melhor ator da Associação de Críticos de Cinema da Alemanha) sai da detenção após passar 11 anos na prisão, condenado por um homicídio. Cidadão da República Democrática Alemã, o ex-detento se depara com um país reunificado após a derrubada do muro, que ele só conhece através da televisão.

Manuela (Julia Jäger, famosa atriz de televisão alemã), sua esposa, está envolvida com Wolfgang (Robert Lohr, outro famoso ator de produções televisivas), que se opõe a sua reaproximação com a família.

Reconstruindo a vida como estrangeiro em sua própria terra natal, o protagonista reencontra velhos amigos como o serralheiro Enrique (o espanhol Oscar Martínez, de Ninho Vazio), que agora trabalha como motorista de táxi, e o ex-companheiro de prisão Victor (Valentin Platareanu), que lhe oferece um emprego em um prostíbulo enquanto ele tenta tirar a licença de motorista de táxi par seguir a carreira do outro amigo.

TEMA RECORRENTE

O drama que ocorre em torno do estranhamento resultante do encontro com as duas Alemanhas dialoga com o tema de Adeus, Lênin! (2002), filme de Wolfgang Becker (que abriu a mostra ontem, com A Vida É Tudo o que Temos) e título em cartaz na mostra, na próxima quinta-feira.

A programação completa da mostra, que esta semana tem sessões diárias até a sexta-feira, pode ser solicitada junto ao Sesc Centro, em João Pessoa. O telefone para informações é o (83) 3208 3158.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp