icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Alteração nos signos do zodíaco provoca divergência de opiniões

Publicado em 06/03/2011 às 10:30

De Camila Alves (especial para o JP)

Recentemente, um anúncio feito por astrônomos do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos, mexeu com a cabeça de quem acompanha o horóscopo e ‘se liga’ nos signos do zodíaco. Os profissionais divulgaram um estudo revelando que devido à uma diferença de proximidade entre a Terra e as constelações, o alinhamento da segunda tal como conhecemos hoje, estaria equivocado e por conseqüência, todos os signos (rótulos dado às constelações) estariam com períodos errados no calendário.

Isso porque, o signo astrológico, determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, estaria equivocado pelo desalinhamento ‘descoberto’. A maioria dos signos então, conforme os astrônomos, seria antecedido de uma constelação.

“Era como se o signo andasse para frente e nós ficássemos para trás, ganhando então as características do signo anterior”, comenta o astrólogo Boris Artemenko, desmentindo, contudo, que o desalinhamento em questão tenha modificado os signos do zodíaco.

Ele explica que tanto a elíptica das constelações quanto o sistema solar se movimentam em torno do centro galáctico. Entretanto, os planetas giram dentro dessa elíptica das estrelas e em uma velocidade menor do que elas rodam em torno do centro galáctico. “Então parece que o sistema solar se atrasa e é isso que se chama de precessão. Mas não é um fato novo, há dois mil anos atrás, na Grécia Antiga, um estudioso chamado Hipárco já sabia sobre o desalinhamento”, comenta Boris, acrescentando que nunca houve correspondência entre os signos do zodíaco e o sistema solar.

Somente Áries tem esse alinhamento e, a cada 2.150 anos, que é o tempo que o sol completa o círculo dentro desse oval (elíptica). Segundo Boris, os outros signos ocupam graus diferentes de espaço na elíptica e, por isso, não necessariamente também sofrem o alinhamento. “Um mapa astrológico é dividido em 12 signos, que ocupam 30 graus cada, assim como no calendário eles preenchem cerca de 30 dias. Eles têm o mesmo tamanho na medida da astrologia, mas na astronomia não e por isso há esse desalinhamento. O que não invalida os conceitos astrológicos”, detalha Boris.

Ele ressalta ainda que a astrologia se baseia num sistema antigo de calendário onde o ano começava em Áries e passava a contar a partir do primeiro dia do verão, no Hemisfério Norte. “Não tem porque as pessoas se preocuparem, não mudou nada. O taurino, por exemplo, continua teimoso do mesmo jeito”, brincou Boris.

Diferenciação

O astrólogo acrescentou que a astronomia não tem nenhuma influência sobre a astrologia. Enquanto o primeiro estuda a movimentação dos planetas e das estrelas, a segunda é uma ciência humanística que reflete a personalidade e individualidade humana.

Boris explica que antigamente não havia diferença entre as duas ciências, pois a astronomia derivou do conhecimento da astrologia, e a grande maioria dos astrônomos eram também astrólogos. Mas a partir do século 20 houve uma separação nítida entre as duas áreas, tornando-se uma acadêmica (astronomia) e a outra humanística (astrologia).

“Continuam a chamar a astrologia de adivinhação, usando geralmente a incoerência dos chamados horóscopos de jornais e revistas”, destaca Boris, explicando que as características dadas a cada signo têm subsídios.

“Cada pessoa que nasce sob um determinado signo, recebe características como conseqüência do estado geoclimático (como as estações do ano) e das energias cósmicas do período em que ele nasceu”, aponta Boris, comentando que esses fatores fazem com que realmente as pessoas se identifiquem com as características atribuídas ao seu signo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp