icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

André Baudon faz concerto de música meditativa em JP

André Baudon apresenta seu concerto Surbahar de música meditativa inspirada no norte da Índia nesta quinta-feira, na Usina Cultural Energisa.

Publicado em 06/12/2012 às 8:00

O musicista e artista plástico francês André Baudon apresenta seu concerto Surbahar de música meditativa inspirada no norte da Índia nesta quinta-feira, na Sala Digital Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, a partir das 21h. Os ingressos podem ser adquiridos no local e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

André Baudon é natural de Getigné e sua vinda à Paraíba tem como objetivo apresentar, pela primeira vez no Nordeste do Brasil, o surbahar, instrumento originário do folclore indiano, mais precisamente da região do norte, que consiste em uma espécie de cítara grande, tocada com o músico em posição sentada e de pernas cruzadas no chão.

O INSTRUMENTO
O corpo (caixa) do surbahar é plano, fundo e mais alongado; se assemelha a uma cabaça. Nele, algumas cordas são colocadas sob outras e a cabeça termina com uma escultura de um cisne ou pavão. O objeto ficou conhecido mundialmente pelo mestre Ravi Shankar.

Na apresentação de hoje, Baudon executará uma se- quência de músicas inspiradas no folclore indiano e que segue a tradição de música espiritual e religiosa. O concerto contará com a participação do grupo Jaguaribe Carne, grupo paraibano de música livre fundado pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, na década de 1970.

O francês se juntará aos músicos locais para uma performance em torno de improvisações envolvendo a música tradicional (indiana) e contemporaneidade (música atonal, experimental).

André Baudon tem experiência como músico de jazz e desde 2006, a partir de uma viagem à Índia, introduziu o Surbahar como instrumento do seu cotidiano, tornando-se estudioso e musicista.

Um vídeo realizado pelo artista durante suas viagens à Índia será exibido durante o concerto desta quinta-feira.

No próximo final de semana, dias 8 e 9, o músico estará se apresentando no interior do Estado, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp