CULTURA
Animação dos Beatles é restaurada
Animação 'Yellow Submarine' é restaurada digitalmente e relançada em DVD e Blu-Ray, pela EMI. Conteúdo extra complementa a edição.
Publicado em 21/03/2012 às 6:30
Fora de catálogo há um bom tempo, a clássica animação dos Beatles, Yellow Submarine (1968), ganhou uma versão restaurada digitalmente. A produção psicodélica dirigida por George Dunning será lançada em DVD e Blu-Ray no dia 28 de maio pela EMI. A trilha sonora do filme também será relançada em CD.
A animação foi restaurada utilizando, pela primeira vez, resolução digital de 4K. O processo, tocado pela Triage Motion Picture Services and Eque Inc., foi praticamente artesanal em virtude da natureza delicada da arte original, desenhada à mão.
Não foi usado nenhum software na restauração, reestruturando as coloridas e gritantes imagens manualmente, frame a frame. Foram aproximadamente dois anos para restaurar a animação, envolvendo 40 animadores e 140 artistas.
Baseado na canção homônima da dupla John Lennon e Paul McCartney, Yellow Submarine é um conto fantástico passado na cidade de Pepperland, quando os 'Blue Meanies' atacam para acabar com o amor, a música e as cores do local. Para salvar a cidade, entra em cena o submarino amarelo pilotado pelo quarteto de Liverpool.
O filme 'pop art' é recheado de músicas como "Eleanor Rigby", "Lucy in the sky with diamonds", "All you need is love" e "It’s all too much".
Os Beatles não dublaram as vozes para o desenho e mal acompanharam a elaboração e produção. George Harrison chegou a declarar: “Está bem, vamos dar a esses caras a maldita trilha, mas sem nos estafarmos. Vamos colocar o que nos der na telha.”
EXTRAS DA EDIÇÃO
Os bônus incluem um making of chamado Mod Odyssey, o trailer original do filme, comentários do produtor e do diretor de arte, entrevistas com outros envolvidos na produção do longa, sequências do storyboard, 29 desenhos à lápis e 30 fotos dos bastidores.
Haverá também um livreto de 16 páginas, com um ensaio assinado por John Lasseter, diretor de criação da Disney Pictures e da Pixar.
“Como fã de animação e cineasta, eu tiro o chapéu para os artistas de Yellow Submarine, cujo trabalho revolucionário ajudou a construir o caminho para o variado mundo da animação que nós apreciamos hoje em dia”, escreveu Lasseter.
Comentários