CULTURA
Aniversário premiado
Ganhadora do Prêmio Hans Andersen de Literatura, escritora chilena Isabel Allende, comemora 70 anos nesta quinta-feira (2).
Publicado em 02/08/2012 às 6:00
A escritora chilena Isabel Allende comemora hoje 70 anos ainda sob forte repercussão do Prêmio Hans Andersen de Literatura, distinção que conquistou no último mês de março.
O prêmio, que será entregue no próximo mês de setembro, rendeu à autora de A Casa dos Espíritos (1982) uma soma equivalente a R$ 67 mil "por suas qualidades como narradora mágica e seu talento para enfeitiçar seu público".
Allende sucede a britânica J. K. Rolling (da inflada série Harry Potter) na galeria de vencedoras da honraria que leva o nome do mítico escritor de fábulas infantis.
O Caderno de Maya (Bertrand Brasil, 434 páginas, R$ 49), lançamento mais recente da autora, fechou o ano de 2011 entre os 20 livros mais vendidos das prateleiras brasileiras.
O romance de ficção conta a história de uma adolescente norte-americana que se refugia em uma localidade remota do Chile.
O exílio é um dos temas privilegiados por sua obra e encontra repercussão em sua biografia: Isabel é filha do diplomata Tomás Allende Pesce, embaixador do Chile no Peru e primo-irmão de Salvador Allende, presidente do país entre os anos de 1970 e 1973.
Foi nomeada conselheira do Instituto Cervantes no ano passado e atingiu a marca de 57 milhões de exemplares vendidos, sendo a autora em língua espanhola mais lida no planeta.
Comentários