CULTURA
Antologia poética paraibana é lançada em CD nesta sexta
Próprios autores recitam seus poemas, em um registro histórico sem precedentes no Estado. O lançamento será hoje, às 18h30, no Sebo Cultural.
Publicado em 23/10/2009 às 16:38
De Renato Félix
Do Jornal da Paraíba
A arte do escritor é, naturalmente, a escrita. Mas o principal ponto de interesse da Antologia Sonora da Poesia Paraibana Contemporânea - com perdão aos textos, de 29 poetas selecionados - está mesmo no som. Os próprios autores recitam seus poemas, em um registro histórico sem precedentes no Estado. O lançamento será nesta sexta-feira (23), às 18h30, no Sebo Cultural.
Confira também a Agenda Cultural
Entre os nomes consagrados estão Sérgio de Castro Pinto, José Nêumanne Pinto e Jomar Morais Souto. Músicos que também enveredam pela poesia, como Chico César e Pedro Osmar. Nomes familiares no cenário poético local, como Hildeberto Barbosa Filho, André Ricardo Aguiar, Edônio Alves, Antônio Mariano e Águia Mendes. Vozes femininas de destaque, como Vitória Lima, Valquíria Lins e Fidélia Cassandra. Quatro integrantes da equipe do JORNAL DA PARAÍBA também estão incluídos na antologia: a editora-executiva Angélica Lúcio, o repórter e crítico de teatro e literatura Astier Basílio e os colunistas Braulio Tavares e Marcos Tavares.
Destaque também para algumas personalidades que já se foram: Vanildo Brito e Lúcio Lins, cujas vozes foram resgatadas em antigas gravações. “Não existia ainda uma antologia com a voz dos próprios poetas”, conta Heriberto Coelho, diretor do Sebo Cultural e organizador da antologia. “É algo para ficar na história”.
Os participantes registraram seus poemas na gravação do CD mediante um tempo pré-determinado. Selecionaram o próprio trabalho e o número de poemas que coubesse nesse tempo. “O projeto é curioso por duas razões: primeiro, temos o poeta sendo curador de si próprio”, diz Astier Basílio. “Depois, temos o autor enfrentando o poema dele”.
O CD vem acompanhado de encartes com os poemas e minibiografias e fotos dos autores. “É um recorte bacana do que está sendo feito em matéria de poesia no Estado da Paraíba”, afirma Angélica Lúcio.
Angélica tem sete poemas na antologia, escolhidos entre os que mais gostava. Astier Basílio usou também o critério de musicalidade. “Já que eles seriam gravados”, explica. “Eu não podia desconsiderar isso”.
O lançamento da antologia faz parte do evento ‘Festa da Poesia’, que inclui uma palestra de Hildeberto Barbosa Filho, performances, a exibição do vídeo Carne da Palavra, de Pedro Osmar - sobre a antologia e os autores -, e um show musical com Milton Dornellas. Também haverá o ‘Consultório Poético’, em que novas gravações em vídeo serão feitas para um próximo projeto.
Comentários