CULTURA
Ao mestre Luzardo
6ª Edição do HQPB começa neste sábado (8) no Espaço Cultural, em JP; evento de cultura pop, irá homenagear o cartunista Luzardo Alves.
Publicado em 08/09/2012 às 6:00
Hoje e amanhã no Espaço Cultural, em João Pessoa, acontece a 6ª edição do HQPB, festival anual de cultura pop que envolve quadrinhos, debates, oficinas, exposições, shows, games e concurso de cosplay (fãs que se fantasiam do seu personagem preferido).
A entrada para o evento é gratuita, com exceção das palestras e oficinas, que será exigida a entrega de 1 kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição social.
O homenageado deste ano é o paraibano Luzardo Alves, um dos mais importantes cartunistas do Estado. "Por ser pioneiro, o trabalho dele influenciou muita gente como eu, Cristovam Tadeu e essa geração mais jovem", garante Henrique Magalhães, quadrinista e editor da Marca de Fantasia, que já publicou uma antologia intitulada O Humor Gráfico de Luzardo Alves. "É um mestre dos quadrinhos paraibanos", define.
"Em 1970, havia um jornal nanico chamado Edição Extra. Eu e (o jornalista) Anco Márcio criamos a Bat-Madame, uma tarada que casou com um cara virgem que era o Batman, e fez sucesso", conta Luzardo, aos risos, sobre a personagem que figura no cartaz do festival e também presente em uma exposição chamada O Gravador de HQs, com trabalhos de alunos do Studio Made in PB sobre as obras do homenageado.
Luzardo relembra quando participou com seus desenhos no programa pernambucano Você faz o Show. Foi lá que o conterrâneo Assis Chateaubriand se 'apaixonou' pelo seu trabalho e o convidou a ilustrar as páginas da revista O Cruzeiro, entre os anos de 1964 e 1970. "Trabalhei com Péricles e Ziraldo, que é meu compadre."
Atualmente, além de continuar no ofício de gravador de metais no centro de João Pessoa, Luzardo semanalmente coloca uma charge na banca de Reginaldo, ao lado do Hotel Paraíba, no Ponto de Cem Réis. "O personagem Zé Boné tira pra quem é bom e não tira pra quem não presta, pode ser a minha mãe ou a Dilma."
O evento traz também atrações que têm status internacional: o mineiro Will Conrad, que já desenhou o Wolverine e agora é artista exclusivo da DC Comics, e o paraense Joe Bennett, que empresta seu traço para o título norte-americano do Gavião Negro.
Entre campeonatos de games, mostra de Action Figures e exibição de filmes e animações, os artistas promoverão palestras sobre o mercado das HQs e sessão de autógrafos. Hoje o JORNAL DA PARAÍBA traz encartado um pôster com o Wolverine de Conrad, exclusivamente nas bancas de JP. A edição de amanhã traz o Gavião Negro do Bennett.
Comentários