CULTURA
Após as premiações, Argo estreia em JP
Protagonizado e dirigido por Ben Affleck, 'Argo' narra a história do resgate de seis funcionários do governo americano refugiados no Irã.
Publicado em 18/01/2013 às 6:00
Embalado pelas vitórias no Globo de Ouro e no Critic Choice's Awards, Argo (Idem, EUA, 2012), filme que restaurou a reputação de Ben Affleck entre a crítica especializada, estreia hoje no Box Cinépolis, em João Pessoa, após brevíssima temporada, ano passado, no CineSercla Boulevard, de Campina Grande.
O thriller, que narra a quase inverossímil, porém verídica história do resgate de seis funcionários do governo americano refugiados no Irã, é um dos páreos duros no Oscar para o favorito Lincoln (2012), de Steven Spielberg.
Na premiação da Academia, Argo concorre a seis estatuetas (entre elas a de melhor filme e melhor ator coadjuvante para Alan Arkin). Na Inglaterra, está indicado a sete categorias do Bafta, o que elevou seu prestígio internacional, projeção conquistada também a custa de polêmicas.
A imprensa iraniana anunciou esta semana que o governo do país está preparando uma 'réplica' cinematográfica a Argo: o longa, cujo roteiro já está preparado e chama-se Setad Moshtarak (Os Chefes do Estado-Maior, em farsi), será conduzido pelo diretor iranianao Ataollah Salmanian e tem como tema a libertação de 20 reféns americanos durante a Revolução Islâmica de 1979.
Mirando este contexto político conflituoso, o filme escrito, dirigido e protagonizado por Affleck é o terceiro de sua carreira como diretor (os outros são Medo da Verdade, de 2007, e Atração Perigosa, de 2010).
O ator-cineasta ingressou em Hollywood ao lado do Matt Damon como roteirista de Gênio Indomável (1997). Para a produção da atual empreitada, agregou o nome de George Clooney à equipe e chamou para o elenco atores do calibre de Bryan Carston (o Walter White de Breaking Bad) e Alan Arkin (que, para ficar nos dramas políticos, interpretou o embaixador americano sequestrado pela esquerda no nacional O Que É Isso Companheiro?).
O título é o segundo da lista de principais filmes do Oscar a estrear em João Pessoa: A Vida de Pi (2012), de Ang Lee, segue em cartaz em duas salas na capital (Box Cinépolis e CineSercla Tambiá) e uma em Campina Grande.
Comentários