CULTURA
Ariano ainda mais lúdico
Espetáculo 'Auto da Compadecida', adaptação da obra de Ariano Suassuna, é apresentada no Teatro Santa Roza, na capital.
Publicado em 30/11/2012 às 6:00
Grande vencedor da 17ª edição da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Auto da Compadecida, adaptação da obra de Ariano Suassuna dirigida por Alberto Black, tem duas apresentações agendadas, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.
Assinada por Bento Júnior (que faz uma participação especial na encenação, como Severino do Aracaju), a versão para a comédia busca reforçar a linguagem correta e o tom lúdico do clássico nordestino.
"A construção é inteiramente voltada para o interiorano, o matuto que fala do matuto, mas sempre prezando pela forma e pela dicção de Ariano", comenta Alberto Black, que também entra no elenco devido à ausência provisória de um dos atores.
A direção, segundo Black, terá elementos da commedia dell'arte, explorando a figura do bufão que personifica a "força" e a "jocosidade" do nordestino: "Apesar dos pesares e das dificuldades, nós nordestinos nunca perdemos o humor e sempre estamos curtindo com as provocações da vida", reflete o diretor.
Black, que também concebeu os figurinos e a sonoplastia da montagem, afirma que, atualmente, o grupo aguarda o resultado de alguns editais de circulação e fomento para projetar os rumos que a carreira assumirá em 2013.
"Já estamos com apresentações agendadas para Natal (RN) e Recife (PE), na segunda quinzena de fevereiro", diz ele. "A mostra nos deu estímulo para participar de outros festivais e mostrar o nosso trabalho em outros estados. A Paraíba é um berço de talentos e acho que temos uma proposta muito legal para mostrar lá fora", avalia Alberto Black.
Comentários