CULTURA
'Arqueologia' de poetas
5ª edição do encontro do grupo Sol das Letras debate a coletânea de poemas 'Arqueologia' do jornalista Marcus Alves.
Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:01
Prestes a relançar a edição comemorativa em alusão aos 20 anos de Cultura Rock e Arte de Massa (escrito em 1994 e publicado no ano seguinte), o jornalista Marcus Alves se vê defrontado com a sua faceta poética hoje, em João Pessoa.
Arqueologia (2013), coletânea de poemas que ele lançou no ano passado, é tema do debate do Pôr do Sol Literário. A 5ª edição do encontro do grupo Sol das Letras ocorre a partir das 17h30 na sede da Academia Paraibana de Letras (APL).
Debatem o livro os poetas Sérgio de Castro Pinto e Linaldo Guedes. Segundo Marcus Alves, a expectativa é de uma boa conversa com os seus colegas de pena. "Não é toda hora que a gente consegue se encontrar com as pessoas para discutir sua obra", afirma o autor. "Geralmente, lançamos o livro ali na noite de autógrafos e ninguém comenta o que leu."
Marcus Alves ingressou na poesia com O Eterno e o Provisório (2007). Arqueologia é o segundo título em versos do escritor que também publicou Cultura no Mercosul: Uma Política do Discurso (2004).
Doutor em Sociologia e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), Marcus Alves é um dos integrantes do Sol das Letras, que está articulando um intercâmbio cultural entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Vila Literária de Óbidos, em Portugal.
"A gente está trabalhando muito para formalizar este intercâmbio entre a literatura paraibana e além-mar", diz ele. "É importante que todos interajam neste sentido. Se eu tiver a oportunidade de ir a Portugal, vou achar ótimo."
A reedição de Cultura Rock e Arte de Massa, ao que tudo indica, será publicada por uma editora paulista este ano, em uma versão ampliada na qual Marcus está trabalhando atualmente, com tópicos sobre a história da pesquisa.
Além do debate em torno de Arqueologia, o Pôr do Sol Literário tem programado para hoje a leitura de poemas do livro Prateando Versos (Livro Rápido, 228 páginas, R$ 45,00), de Odir Milanez Cunha, e lançamento de novo número da revista Genius, editada por Flávio Sátiro Fernandes. No encerramento, haverá uma sessão lítero-gastronômica com o artista Rodrigues Lima.
Comentários