icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Arqueologia' de poetas

5ª edição do encontro do grupo Sol das Letras debate a coletânea de poemas 'Arqueologia' do jornalista Marcus Alves.

Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:01

Prestes a relançar a edição comemorativa em alusão aos 20 anos de Cultura Rock e Arte de Massa (escrito em 1994 e publicado no ano seguinte), o jornalista Marcus Alves se vê defrontado com a sua faceta poética hoje, em João Pessoa.

Arqueologia (2013), coletânea de poemas que ele lançou no ano passado, é tema do debate do Pôr do Sol Literário. A 5ª edição do encontro do grupo Sol das Letras ocorre a partir das 17h30 na sede da Academia Paraibana de Letras (APL).

Debatem o livro os poetas Sérgio de Castro Pinto e Linaldo Guedes. Segundo Marcus Alves, a expectativa é de uma boa conversa com os seus colegas de pena. "Não é toda hora que a gente consegue se encontrar com as pessoas para discutir sua obra", afirma o autor. "Geralmente, lançamos o livro ali na noite de autógrafos e ninguém comenta o que leu."

Marcus Alves ingressou na poesia com O Eterno e o Provisório (2007). Arqueologia é o segundo título em versos do escritor que também publicou Cultura no Mercosul: Uma Política do Discurso (2004).

Doutor em Sociologia e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), Marcus Alves é um dos integrantes do Sol das Letras, que está articulando um intercâmbio cultural entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Vila Literária de Óbidos, em Portugal.

"A gente está trabalhando muito para formalizar este intercâmbio entre a literatura paraibana e além-mar", diz ele. "É importante que todos interajam neste sentido. Se eu tiver a oportunidade de ir a Portugal, vou achar ótimo."

A reedição de Cultura Rock e Arte de Massa, ao que tudo indica, será publicada por uma editora paulista este ano, em uma versão ampliada na qual Marcus está trabalhando atualmente, com tópicos sobre a história da pesquisa.

Além do debate em torno de Arqueologia, o Pôr do Sol Literário tem programado para hoje a leitura de poemas do livro Prateando Versos (Livro Rápido, 228 páginas, R$ 45,00), de Odir Milanez Cunha, e lançamento de novo número da revista Genius, editada por Flávio Sátiro Fernandes. No encerramento, haverá uma sessão lítero-gastronômica com o artista Rodrigues Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp