CULTURA
Artes plásticas, filmes e peças da Conexão Paraíba chegam a Serra Branca
Município recebe espetáculos de teatro e dança, show com a cantora lírica Maria Juliana e exibição de filmes dentro do projeto Caravana da Cultura, que vai até sábado (01).
Publicado em 28/10/2008 às 11:09
Da assessoria da Subsecretaria de Cultura do Estado
A exposição Conexão Paraíba, em cartaz durante um mês no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa, agora acompanha a equipe técnica da Subsecretaria de Cultura até o Cariri paraibano, levando obras de artistas plásticos da Capital do Estado. Além da coletiva de artes, Serra Branca recebe espetáculos de teatro e dança, show com a cantora lírica Maria Juliana e exibição de filmes dentro do projeto Caravana da Cultura, que vai até sábado (01).
Nesta terça (28), o Centro Cultural da cidade já abre suas portas com a exposição Conexão Paraíba e o acervo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). As obras que seguiram para Serra Branca são, na grande maioria, do Casarão dos Azulejos – é o caso de Flávio Tavares, Clóvis Júnior e Tito Lobo - ou do acervo pessoal dos próprios artistas, a exemplo de Wilson Figueiredo e W. J. Solha. A visitação ocorre das 8h às 20h.
Durante a semana, a equipe de cinema da Subsecretaria de Cultura do Estado percorre ruas, escolas públicas e zona rural de Serra Branca com uma programação voltada para o cinema paraibano e animação. Filmes como “A Canga” e “O Meio do Mundo”, de Marcus Vilar, e “O Cão Sedento” de Bruno Sales, estão no acervo do projeto Cinema na Rua e na Escola.
Na sexta-feira (31), a programação se volta para a Praça Matriz de Serra Branca com a Trupe de Teatro Meidifêra. O grupo vai apresentar o espetáculo “Nabáia”, construído a partir da religiosidade do povo nordestino, folguedos e danças populares, como o caboclinho e coco de roda. O enredo traz o personagem Boricasto, que luta para conseguir enfrentar o Pai Coroné e casar-se com sua filha, a Donzela Miquelina.
Com texto e direção e Ângelo Guimarães, o espetáculo traz ainda os atores Jocerlan e Silva, Gizelda Candeia, Ari Falcão, Ingrid Trigueiro e Zezita Matos. O grupo de dança Sem Censura e a cantora lírica Maria Juliana encerram a programação no sábado, com apresentação a partir das 19h e 20h, respectivamente, no Centro Cultural da cidade.
A Caravana da Cultura segue para o Festival de Arte de Areia no próximo dia 5 e para a cidade de Boqueirão no final de novembro.
Comentários