CULTURA
Arthur Moreira Lima faz concerto gratuito no Parque do Povo
Concerto gratuito de piano faz parte da turnê nacional ‘Um Piano pela Estrada 2008 - Brasil Sertões’ e tem duração de uma hora e meia.
Publicado em 20/11/2008 às 8:25
Giselle Ponciano, do Jornal da Paraíba
Quem passar pelo Parque do Povo nesta quinta-feira (20), às 15h, verá uma cena incomum: um piano instalado no local. Este é o cenário que o pianista brasileiro Arthur Moreira Lima, premiado internacionalmente, escolheu para se apresentar para a população de Campina Grande. O concerto gratuito faz parte da turnê nacional ‘Um Piano pela Estrada 2008 - Brasil Sertões’ e tem duração de uma hora e meia.
Na verdade, o concerto é realizado no “Caminhão Teatro”, cuja carroceria é transformada em um palco de 45 metros quadrados. O repertório da apresentação é variado, contempla músicas de compositores brasileiros (do erudito ao popular), como Villa-Lobos e Luiz Gonzaga, e estrangeiros, como Bach, Beethoven, Mozart e Astor Piazzolla.
O concerto agrada desde os estudiosos da música clássica até aqueles que não possuem intimidade alguma com o gênero, para quem Moreira Lima dá uma ajudinha especial. É que em meio às execuções das músicas ele costuma dar breves explicações sobre a vida dos autores e a importância de cada obra.
Nas palavras dele, o projeto é muito gratificante, por permitir o acesso a esse tipo de cultura às pessoas que nunca tiveram uma chance parecida. “Por todos os lugares por onde temos passado, a reação do público tem sido fantástica”, completa, no material de divulgação. Seguindo essa filosofia, ele já acumulou 205 apresentações para os públicos carentes de todo o país. Estima-se que meio milhão de pessoas tenham visto esses concertos.
O músico carioca começou a estudar piano na infância, aos seis anos. O talento precoce logo foi reconhecido, pois aos nove anos já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
O auge da carreira do pianista brasileiro aconteceu no Concurso Chopin de Varsóvia. A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico. Para ter idéia da importância do pianista, Arthur Moreira Lima já se apresentou com as orquestras Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia e Sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, sob a direção dos mais famosos regentes.
Esta é a terceira etapa do projeto, que conta com o apoio cultural da Renault do Brasil, desde 2006. Os organizadores prevêem que a edição 2008 totalize 60 concertos, realizados na Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal.
O fato de se apresentar em um caminhão-teatro barateia o projeto, pois elimina os custos de aluguel de um piano de primeira linha (um Steinway de cauda) e a construção de um palco, além de permitir o deslocamento rápido entre as cidades. A versatilidade é tanta, que o “teatro” é montado em duas horas, incluindo o próprio piano. Outra vantagem é que o caminhão possibilita a imediata liberação do local do concerto, já que a desmontagem de todo o aparato pode ser realizada em apenas uma hora.
O caminhão-teatro de Moreira Lima já é velho conhecido de projetos anteriores, já percorreu mais de 100 mil km em estradas brasileiras em vários projetos semelhantes realizados entre 2004 a 2007. De Campina Grande o pianista seguirá para o Rio Grande do Norte e Ceará.
Comentários