icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Arthur Moreira Lima faz concerto gratuito no Parque do Povo

Concerto gratuito de piano faz parte da turnê nacional ‘Um Piano pela Estrada 2008 - Brasil Sertões’ e tem duração de uma hora e meia.

Publicado em 20/11/2008 às 8:25

Giselle Ponciano, do Jornal da Paraíba

Quem passar pelo Parque do Povo nesta quinta-feira (20), às 15h, verá uma cena incomum: um piano instalado no local. Este é o cenário que o pianista brasileiro Arthur Moreira Lima, premiado internacionalmente, escolheu para se apresentar para a população de Campina Grande. O concerto gratuito faz parte da turnê nacional ‘Um Piano pela Estrada 2008 - Brasil Sertões’ e tem duração de uma hora e meia.

Na verdade, o concerto é realizado no “Caminhão Teatro”, cuja carroceria é transformada em um palco de 45 metros quadrados. O repertório da apresentação é variado, contempla músicas de compositores brasileiros (do erudito ao popular), como Villa-Lobos e Luiz Gonzaga, e estrangeiros, como Bach, Beethoven, Mozart e Astor Piazzolla.

O concerto agrada desde os estudiosos da música clássica até aqueles que não possuem intimidade alguma com o gênero, para quem Moreira Lima dá uma ajudinha especial. É que em meio às execuções das músicas ele costuma dar breves explicações sobre a vida dos autores e a importância de cada obra.

Nas palavras dele, o projeto é muito gratificante, por permitir o acesso a esse tipo de cultura às pessoas que nunca tiveram uma chance parecida. “Por todos os lugares por onde temos passado, a reação do público tem sido fantástica”, completa, no material de divulgação. Seguindo essa filosofia, ele já acumulou 205 apresentações para os públicos carentes de todo o país. Estima-se que meio milhão de pessoas tenham visto esses concertos.

O músico carioca começou a estudar piano na infância, aos seis anos. O talento precoce logo foi reconhecido, pois aos nove anos já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

O auge da carreira do pianista brasileiro aconteceu no Concurso Chopin de Varsóvia. A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico. Para ter idéia da importância do pianista, Arthur Moreira Lima já se apresentou com as orquestras Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia e Sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, sob a direção dos mais famosos regentes.

Esta é a terceira etapa do projeto, que conta com o apoio cultural da Renault do Brasil, desde 2006. Os organizadores prevêem que a edição 2008 totalize 60 concertos, realizados na Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal.

O fato de se apresentar em um caminhão-teatro barateia o projeto, pois elimina os custos de aluguel de um piano de primeira linha (um Steinway de cauda) e a construção de um palco, além de permitir o deslocamento rápido entre as cidades. A versatilidade é tanta, que o “teatro” é montado em duas horas, incluindo o próprio piano. Outra vantagem é que o caminhão possibilita a imediata liberação do local do concerto, já que a desmontagem de todo o aparato pode ser realizada em apenas uma hora.

O caminhão-teatro de Moreira Lima já é velho conhecido de projetos anteriores, já percorreu mais de 100 mil km em estradas brasileiras em vários projetos semelhantes realizados entre 2004 a 2007. De Campina Grande o pianista seguirá para o Rio Grande do Norte e Ceará.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp