icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Artista plástica Isis Galvão expõe peças em sisal, buriti e folhas de bananeira

 Os trabalhos de tecelagem manual de fios foram produzidos em parceria com outras 15 mulheres artesãs

Publicado em 28/02/2016 às 15:00

Sisal, buriti e folhas de bananeira são os novos materiais que a artista plástica Isis Galvão trouxe para compor a exposição “Fibras e Tramas”, que se encontra aberta para visitação pública, até o próximo dia 24, no hall de entrada da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados e domingos das 10h às 18h.


O trabalho de composição das peças foi feito em parceira com outras 15 mulheres artesãs que trabalharam com o sisal e com a técnica do “macramê no sisal”, uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual.


Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. São várias peças confeccionadas a mão e algumas tingidas para dar vida e colorido aos objetos de arte. São bancos, telas, mandalas, balanços, quadros e cestos em vários tamanhos e formatos.


Sobre Isis Galvão – Natural de João Pessoa, onde vive atualmente, atua na área arte/ambientação e formação profissional, utilizando fibras e técnicas para expressar através de cores, formas e texturas, sentimentos, vivências e valores. Iniciou sua experiência artística na infância e, desde então, vem desenvolvendo projetos e disseminando expressões diversas, com a construção de ambientes favoráveis para o desenvolvimento de novos artistas.


Em duas décadas, Isis Galvão projetou, executou e participou de exposições e eventos na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Branco, Cobija, na Bolívia e Madre de Dios, no Peru. Nesse período fixou residência no Rio de Janeiro e Rio Branco, onde montou ateliê e loja, formou Associações e assumiu a presidência de duas delas. Atualmente, em parceria com a Associação Santo Dias, desenvolve as últimas etapas do seu projeto de formação “Artesanato Profissional com Fibra Vegetal” junto às mulheres da comunidade do S, Roger, formando o grupo Sisal Artístico do Mangue (SISARMA).


SERVIÇO:
Exposição Fibras e Tramas
Expositora: Isis Galvão
Local: Hall de entrada da Estação das Artes – Altiplano
Até o dia 24 de abril
Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 10h às 18h.
Fones: 3214.8303 – 3214.8270

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp