CULTURA
Artistas prestam homenagens à atriz Lolita Rodrigues, que morreu neste domingo em João Pessoa
Nomes como Lilia Cabral, Beth Goulart, Ary Fontoura, Lucio Mauro Filho, Marcos Caruso, Walcir Carrasco, Cid Moreira e Serginho Groisman relembraram a vida e obra de Lolita Rodrigues.
Publicado em 05/11/2023 às 15:33
Pouco tempo depois da morte da atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues ser confirmada, uma série de artistas começaram a se pronunciar. Com homenagens e desmedidas para aquela que foi uma das pioneiras da TV brasileira. Nomes como as atrizes Lilia Cabral e Beth Goulart, os atores Ary Fontoura, Lucio Mauro Filho e Marcos Caruso, o dramaturgo Walcir Camargo e os apresentadores Cid Moreira e Serginho Groisman falaram sobre Lolita.
A atriz Lilia Cabral, por exemplo, foi uma das primeiras a escrever um texto em homenagem à colega de profissão. Ela conta como as duas se conheceram.
"Eu tinha 8 anos e nunca me esqueci! Meu padrinho era tio do Walter Avancini, e eu me lembro que um dia ele me levou na casa do Walter e dei de cara com a Lolita Rodrigues e a Hebe Camargo. A Lolita fazia o programa Almoço com as Estrelas, eu amava aquele programa. Depois de muito tempo fui encontrar no corredor da Globo do JB e contei essa história, e ela me puxou e contou a vida toda dela. Como se nós nos conhecêssemos há muito tempo. Depois nós nos encontramos em Viver a Vida e continuamos contando histórias das nossas vidas. A Lolita era uma grande mulher, forte, inteligente, elegante, muito talentosa e linda. Jamais irei esquecer seu carinho e seu olhar tão responsável pelos profissionais da TV e seu amor. Meus sinceros sentimentos à família. Lolita, querida, as nossas conversas dariam um belo capítulo. Obrigada", escreveu Lilia.
Ary Fontoura registrou a importância de Lolita para a TV e para o rádio brasileiro, lembrou de um trabalho que fizeram juntos no passado e destacou a amizade potente que existia entre Lolita, a atriz Nair Bello e a apresentadora Hebe Camargo.
"Lolita era uma pessoa incrivelmente encantadora. Uma pessoa importantíssima no rádio e na TV brasileira. Juntos nós fizemos a novela "A Viagem". Eu, ela e a saudosa Nair Bello. Éramos uma alegria constante, ríamos o tempo todo. Agora o trio está completo lá no céu. Lolita Rodrigues, Nair Bello e Hebe Camargo. Deve estar uma festa danada. Infelizmente tudo tem um fim e os amigos vão embora, mas as lembranças permanecem vivas. Meus sentimentos à família e que você descanse em paz, minha querida", comentou.
O apresentador Serginho Groisman usou as suas redes sociais para falar de Lolita e foi outro que lembrou do trio de amigas. Ele fez referência também à clássica entrevista que as amigas deram em conjunto no Programa do Jô: "Lolita hoje se junta a Nair, Hebe e Jô. Risadas garantidas no céu", escreveu.
O ator Lúcio Mauro Filho também de pronunciou. Escreveu que "Lolita Rodrigues se despede do palco da vida, sob aplausos com duração de eternidade" e depois lembrou que ela se aposentou após a novela "Viver a Vida, cujo título serviu como uma espécie de mantra, um subtítulo de uma mulher que fez isso como poucas".
O dramaturgo Walcyr Camargo classificou Lolita como "uma das grandes pioneiras da TV brasileira" e frisou que "a arte está de luto.
O apresentador Cid Moreira foi outro que se referiu às três amigas, destacando que partia a última do trio mais alegre da TV brasileira.
O ator Marcos Caruso disse que neste domingo (5) Lolita recebia os aplausos do Brasil.
A atriz Beth Goulart, por fim, chamou Lolita de "querida amiga" e destacou que ela "cumpriu lindamente sua missão". Declarou também que se tratava de "uma grande artista que deixou sua marca na televisão brasileira e em nossos corações".
Quem também se pronunciou foi a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Por meio de nota de pesar assinada pelo presidente Flávio Lara Resende, a entidade destacou que "Lolita teve enorme contribuição para a história da radiodifusão brasileira" e lembrou que ela começou a sua carreira com nove anos de idade, ainda na década de 1930. "Lolita Rodrigues deixa um legado que continuará servindo de exemplo para as futuras gerações de artistas do país", registra a nota.
Comentários