CULTURA
Assis Lemos lança livro sobre Golpe de 1964 nesta sexta-feira
Ex-deputado lança segunda edição de seu livro "Nordeste - O Vietnã que Não Houve - Ligas Camponesas e o Golpe de 64" na Fundação Casa de José Américo, nesta sexta (21), às
Publicado em 21/11/2008 às 10:09
Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
O presidente Kennedy, na cidade de Sapé? A visita do chefe estado americano chegou a ser marcada. Por três vezes. Mas, Kennedy não pode cumprir a promessa de vir aqui. O assunto chegou a ser tratado em reunião na Granja do Torto com o presidente João Goulart e o embaixador americano. Na ocasião se discutia até roteiro. Kennedy queria falar aos brasileiros a partir de uma cidade e essa cidade seria Sapé, na Paraíba.
Quem esteve nessa reunião foi o ex-deputado federal da Paraíba, Assis Lemos, e ele conta essa e outras histórias no livro 'Nordeste - O Vietnã que Não Houve - Ligas Camponesas e o Golpe de 64'. A obra ganhou uma segunda edição pelo selo da editora Linha D'Água. O lançamento será nesta sexta-feira (21) partir das 19h, em solenidade que acontece na Fundação Casa de José Américo.
O lançamento integra as programações do Seminário da Memória do Legislativo Paraibano, que vai ocorrer de sexta a domingo, na sede da Assembléia Legislativa.
"Este livro conta a história das Ligas Camponesas", define o escritor Assis Lemos que foi cassado juntamente com o deputado Langstein de Almeida e os suplentes Agassis Almeida e Figueiredo Agra durante Governo Militar no dia 10 de abril de 1966.Perguntado sobre as semelhanças entre o MST e as Ligas Camponesas, Lemos diz que há poucos pontos em comum. "Nas Ligas era terminantemente proibido falar em política e em religião. A principal reinvindicação era pelo fim da sujeição, um resquício do sistema feudal".
A Academia Paraibana de Letras associou-se ao evento, que conta ainda com a colaboração do Departamento de Economia do CCSA da Universidade Federal da Paraiba.
Comentários