icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Atores e coral da 'Paixão do Menino Deus' farão primeiro ensaio juntos

Atores e coral do espetáculo sacro 'Paixão do Menino Deus' farão o primeiro ensaio juntos neste sábado (4), na Praça Dom Adauto, em João Pessoa.

Publicado em 03/04/2009 às 14:00

Da Redação
Com informações da Secom-JP

Os atores e o coral do espetáculo sacro 'Paixão do Menino Deus', promovido pela prefeitura de João Pessoa, por intermédio da Funjope, farão o primeiro ensaio juntos neste sábado (4), na Praça Dom Adauto, em João Pessoa. O diretor e autor do texto do espetáculo, Tarcísio Pereira, disse que está tudo pronto para as apresentações, que será encenado de 8 a 12 de abril.

“O espetáculo está cenicamente engatilhado. Isso quer dizer que a encenação está no mesmo ritmo da preparação dos atores”, garantiu. “Com isso, podemos dizer que conseguimos bater um recorde, porque há doze dias antes da estréia o espetáculo já estava tudo bem definido. Agora, estamos em um processo de afinação de cenas, ou seja, cortando as coisas excessivas, ensaiando mais a interpretação”, completou.

Uma vez marcadas e afinadas as cenas, agora é a vez de juntar o restante das peças principais do “jogo”, que são o coral e a orquestra de câmara. O primeiro ensaio dos 60 atores com as 12 vozes do madrigal acontece na noite deste sábado. Nesse dia, em vez de músicos, será utilizado um play back da trilha sonora original, composta pelo maestro Eli-Eri Moura, que também será o regente do espetáculo.

Na segunda-feira (6), a partir das 19h, será a vez da orquestra de câmara, integrada por 13 músicos convidados, se juntar ao restante do grupo para um ensaio geral antes da estréia da peça. Há doze dias da apresentação, que acontece dia 8 de abril, todas as cenas já estavam marcadas. O evento é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Trilha sonora – O processo de criação da trilha sonora original aconteceu paralelamente à marcação de cada cena do espetáculo. Agora, no ensaio geral, será a oportunidade de fazer os ajustes finais. O maestro vem orientando o trabalho dos coralistas nas quartas, quintas e sextas-feiras, sempre às 19h30, no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste sábado à tarde, no mesmo local, o madrigal vai ensaiar com os 13 músicos da orquestra de câmara.

No contexto da trilha sonora, duas linguagens serão utilizadas. Uma delas está relacionada aos sons e ritmos do pop urbano contemporâneo, que inclui rock, rap, funk, raggae, hip-hop, além de música afro-brasileira e nordestina. A segunda diz respeito ao sacro, em uma contextualização moderna, desde o canto litúrgico até o gospel. O tratamento foi feito com estilizações, orquestrações e arranjos específicos para dar unidade e coerência ao conjunto da obra, preparando a alma do espectador.

Enredo – Na ‘Paixão do Menino Deus’, as cenas contemporâneas envolvem garotos, distribuídos em guetos, comandados por chefes do tráfico. Nessa zona perigosa do subúrbio, um menino chamado Emanuel, uma espécie de “Menino Deus” dos dias atuais, resolve abraçar a causa e desenvolver um trabalho de conscientização na região. A mesmo tempo, o Jesus bíblico surge como narrador, testemunhando os acontecimentos. “Acredito que o espetáculo vai agradar até os tradicionalistas. Afinal, essa campanha contra a droga é um coro comum a todos”, observa o diretor Tarcísio Pereira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp