CULTURA
Através dos opostos
7ª edição do Comunicurtas UEPB traz lançamento do curta-metragem 'Pelo Avesso do Avesso'.
Publicado em 09/08/2012 às 6:00
Foi por causa das pesquisas que fazia quando cursava Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que Allan Fernando foi motivado para escrever Pelo Avesso do Avesso. “Nas entrevistas, observei que a mulher é colocada apenas como gênero biológico e não como uma identidade feminina”, explica o realizador.
Aprovado no projeto de Fomento e Incentivo à Realização de Curtas da UEPB, o curta-metragem trata sobre a vida de Soraia Roquete (interpretado por Saulo Queiroz), um homem de 40 anos que é crossdressing, termo que se refere a pessoas que vestem roupas associadas ao sexo oposto. O personagem serve como testemunha ocular do envolvimento de Bebeto (Jonatha Medeiros) e Ricardo (Waldírio Castro), jovens que sofrem o preconceito pela intolerância da opção sexual.
“Uma de minhas bases de estudo foi (o cartunista) Laerte Coutinho”, aponta Fernando. “Tanto na parte comportamental – por ele ser bissexual assumido e crossdressing – como pelos seus discursos sobre os transgêneros que ele faz na mídia”.
O diretor e roteirista também criou a letra para a música ‘Assim motriz’, que faz parte da trilha sonora original da ficção. A melodia fica por conta de Pedro Miguel e a interpretação com a voz de Adília Uchôa. "A canção fala sobre abandono e tem uma melancolia forte", resume. "Ela também é 'anatômica': pode ser a questão de um romance de alguém para alguém, como pode ser para si mesmo."
Pelo Avesso do Avesso é um curta da Cozinha de Produção, com Moema Vilar como produtora executiva e ainda conta com os atores Martins Alves e Umbelina Cabral no elenco. O lançamento será durante a programação da 7ª edição do Comunicurtas UEPB, em Campina Grande, que acontecerá entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro.
Allan Fernando ainda conta com mais uma ficção para estrear esse ano. Intitulada Cinco Poemas de Chocolate para Não tentar o Suicídio, o curta mostra o universo de uma jovem (interpretada por Thaise Carvalho), em que se encontra saturada pelos seus conflitos particulares. Para não se matar, ela encontra abrigo na produção de poesia.
A previsão de lançamento é para o mês de setembro.
Comentários