CULTURA
Artistas lamentam morte de Vital Farias: 'obra segue viva'; 'adeus, mestre'
Cantor e compositor paraibano morreu nesta quinta (6) em João Pessoa.
Publicado em 06/02/2025 às 17:09 | Atualizado em 06/02/2025 às 19:38
Várias homenagens a Vital Farias, cantor e compositor paraibano que morreu nesta quinta-feira (6) em João Pessoa, foram prestadas por artistas e autoridades. A cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, onde o artista nasceu, decretou luto oficial de três dias.
Elba Ramalho afirmou através de sua assessoria que "teria muito a falar sobre Vital Farias", e relembrou momentos em que, junto com Vital, celebrou a musicalidade nordestina.
Tanta música que saia pelas mãos, veias e coração, preenchendo nossas noites de poesia! Sempre tivemos um bom trato, um para com o outro, muito respeito e admiração! Amo cantar suas canções, todas elas. Estivemos juntos em muitos momentos, tanto no palco como na boemia! Vi nascer alguns dos seus clássicos e até servi de fonte de inspiração como na bela 7 Cantigas para voar! Agora só a saudade e o desejo que ele encontre paz na eternidade, no jardim do Céu; nos braços do Criador! Valeu companheiro. Um breve aviso: não se admire se um dia um beija- flor invadir, a porta da tua casa, te der um beijo e partir: fui eu!"
Músico e grande parceiro de Vital Farias, o pernambucano Geraldo Azevedo usou as redes sociais para homenagear o artista, e afirmou que "sua obra segue viva e pulsante na música popular brasileira".
Nas redes sociais, a cantora Cátia de França publicou fotos e recordou momentos especiais que viveu com o colega de profissão e amigo.
Chico César também publicou uma notícia sobre a morte do artista com um "adeus, mestre", reverenciando Vital Farias. A paraibana Renata Arruda afirmou que "a Paraíba ficou mais pobre hoje, sem a presença, sem a genialidade de Vital Farias", e que "a música paraibana está de luto".
E Diana Miranda, artista paraibana, também lamentou a morte do compositor, afirmando que ele "vai deixar um buraco muito grande daquelas tardes em que falávamos sobre música".
A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) divulgou uma nota oficial em que se solidariza com a perda do artista, afirmando que ele "deixa um legado artístico-cultural de valor inestimável e que haverá de sobreviver ao tempo".
A Prefeitura Municipal de Taperoá, cidade onde Vital Farias nasceu, decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial, o Município afirmou que Vital Farias deixa "um legado imensurável para a cultura e para a arte".
O velório do artista acontece na noite desta quinta-feira (6), em uma funerária particular no bairro de Tambiá, em João Pessoa. Na sexta-feira (7), seguirá para o município de Taperoá.
Comentários