CULTURA
Bailes de formatura pedem roupas elegantes
No caso das meninas, as cores dos vestidos aparecem no tom das pedras dos cursos, como o azul royal, vermelho e verde.
Publicado em 23/10/2011 às 6:30
Os bailes de formatura dos concluintes universitários sempre pedem roupas elegantes e glamourosas. Os tradicionais vestidos longos e os ternos com bom corte compõem o visual dos recém-formados. No caso das meninas, as cores dos vestidos aparecem no tom das pedras dos cursos, como o azul royal, vermelho e verde. Já os homens vestem ternos com cores escuras.
As mulheres capricham no visual e desfilam com os vestidos nos mais variados modelos, desde o tradicional 'tomara que caia' até os ousados, com decote mais aberto do tipo 'V'. Ultimamente os cortes mais procurados são o império, com a cintura marcada na linha do busto, e o corte evasê.
Os modelos ainda podem vir drapeados apenas na parte superior, na altura da cintura, ou com pregas mais longas que seguem até o quadril. Os decotes podem ser bem frontais, valorizando o busto, ou nas costas. Mas, podem ser discretos, como o corte do tipo canoa, por exemplo. Na loja Elegance, em João Pessoa, há também outras opções de vestidos com modelos de um ombro só.
É comum ver nas festas de formatura muitos vestidos inspirados nos modelos que fizeram sucesso no Oscar. A inspiração nos estilistas que fazem peças exclusivas para as famosas pode ser uma opção, mas não é original. Além dos modelos das artistas se amoldarem a biotipos específicos, você ainda corre o risco de encontrar alguém com a mesma peça no baile.
Para evitar problemas assim em ocasiões especiais como essa, a consultora de moda Marcela Falcão aconselha que o melhor é sempre usar o bom senso. “Hoje o gosto dos formandos é super eclético. O ideal é você escolher algo que fique bem no seu corpo e que seja confortável. Não adianta você estar com o vestido dos sonhos e ficar sofrendo com a cintura apertada ou uma saia muito grande e que possa acabar com seu quadril”, explica.
Para acompanhar os vestidos, nada melhor do que um belo salto, seja com uma sandália ou um sapato, do tipo scarpin. A consultora Marcela Falcão orienta que as cores dos calçados devem ser em tons vibrantes. A melhor escolha são as cores dourada e prateada ou usar um calçado na tonalidade do vestido, neste caso, compondo um look tom sobre tom. Você pode usar ainda uma sandália com salto no formato meia-pata. Não é aconselhável usar saltos do tipo espadrilha, porque esse tipo de calçado é para situações informais. Já as bolsas também seguem a mesma regra dos calçados em tons metalizados. (Especial para o JP)
Comentários