icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Balé de Moscou traz belos passos de "Lago dos Cisnes" a JP

Balé da Cidade de Moscou, que já fez 2.100 apresentações em todos os continentes, se apresenta nesta segunda-feira (17) e terça (18) no Teatro Paulo Pointes em João Pessoa.

Publicado em 17/11/2008 às 7:35

Astier Basílio, do Jornal da Paraíba

Não é nem preciso ser especialista em dança para saber de como o balé clássico é forte na Rússia. Uma das companhias que mais tem procurado preservar estas tradições é o Balé da Cidade de Moscou. A companhia se apresenta nesta segunda-feira (17) e terça (18), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. A peça escolhida é ‘O Lago dos Cisnes’.

Escrito por Tchaikovsky, em 1877, o balé dramático divide-se em quatro atos, com dois intervalos. Em ‘Lago dos Cisnes’ conta-se a estória da princesa Odette, aprisionada por um feiticeiro, podendo ser libertada apenas por um homem que ame somente a ela. O príncipe Siegfried apaixona-se por Odette, mas é enganado pelo mago Rothbar.

A montagem tem libreto de Vlamiri Begichev, versão e direção de Natália Ryzhenko e Victor Smirnov, coreografia de Lev Ivanov, Marius Petipa, Agrippina Vaganova, Yuri Grigorovich, Natália Ryzhenko e Victor Smirnov-Golovanov, cenários de Victor Smirnov-Golovanov e figurinos de Elisaveta Dvorkina.

O diretor e o coreógrafo Victor Smirnov-Golovanov conta que mesmo com um trabalho de preservação do tradicional balé, a companhia tem despertado o interesse de jovens bailarinos de todo mundo. O Balé de Moscou conta com a participação de 50 bailarinos. Na sua maioria são jovens formados em academias de dança e escolas da Rússia e da Ucrânia, incluindo Moscou, São Petersburgo, Perm, Kiev, Novosibirsk, Alma-Ata, Baku, Erevan, Donetsk, Kharkov e Ufa.

A companhia recebe também a visita de solistas convidados do exterior. As primeiras bailarinas da companhia na turnê que vem ao Brasil são Gulmur Sarsenova, Maya Vishnyakova, Natália Padalko e Valéria Guseva, e os bailarinos principais Sergei Zolotarov e Talgat Kozhabaev.

Surgido há 20 anos, o Balé da cidade de Moscou teve na figura de Victor Smirnov-Golovanov o seu fundador. Ele havia sido primeiro bailarino do Bolshoi. Smirnov acredita que o balé clássico é uma parte importante na herança nacional russa. Embora aprecie balé contemporâneo, ele conta que é essencial que os movimentos devem estar em sintonia com a música. O diretor da companhia gosta de ver balé moderno, mas, como coreógrafo, se diz mais sintonizado com o balé clássico.

Durante os 20 anos de existência, a companhia fez mais de de 2.100 apresentações em todos os continentes. A Paraíba entra na turnê nacional do Balé da Cidade de Moscou que já passou, dentre outras cidades, por Rio de Janeiro, Juiz de Fora, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. A companhia segue a turnê pelas cidades de Brasília e Goiânia.

A importância do balé na cultura russa é tanta que influenciou até o cinema. A afirmação foi dada pelo cineasta americano Orson Welles. Ele achava o cinema russo “estranho”, porque praticamente todas as cinematografias do mundo surgiram do teatro, na Rússia, não.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp