icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

BandaUns 'transa' Caetano em show

Banda Uns homegeia Caetano com o espetáculo 'Transa'; a paresentação acontece neste sábado (15) na Usina Cultural Energisa.

Publicado em 15/12/2012 às 6:00


Com disco novo na praça e sete décadas nas costas, Caetano Veloso encerra um ano célebre que ganha homenagem em João Pessoa: a BandaUns, formada por jovens fãs do baiano, apresenta neste sábado o espetáculo Transa, show em que o grupo destrincha o álbum clássico que acaba de completar 40 anos merecendo edição remasterizada pela Universal.

A oportunidade única de ouvir o repertório do disco, na íntegra e na sequência, será hoje, às 21h, na Usina Cultural Energisa. Os ingressos para a performance custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Segundo o vocalista Guga Limeira, a BandaUns foi composta há 2 anos por um grupo de amigos que tocam e compõem juntos.

Completam o grupo Lue Maia, Ernani Sá e Emanuel Rudá, uma formação que se remete ao esquema voz-guitarra-baixo-bateria adotado por Caetano em seus recentes trabalhos com a Banda Cê.

"Nós integrantes fomos nos conhecendo e constatando que Caetano Veloso era uma referência comum", explica Guga Limeira. "Nestes 2 anos, nos dedicamos a celebrar sua obra, trazendo à luz músicas menos conhecidas. Em 2012, pela simbologia do ano, achamos por bem homenagear este disco".

VERSÕES ESTENDIDAS
Transa foi lançado em LP em 1972 com sete canções. São elas que vão ser tocadas de cabo a rabo pela BandaUns, que fez versões estendidas de hits como 'Nine out of ten' e 'It's a long way'.

"Discutimos muito durante o processo de produção do espetáculo e chegamos à conclusão de que ninguém escuta o Transa fora de ordem", arrisca Guga Limeira. "A gente entende que ele foi pensado para ser escutado desta forma e achou interessante tocar na ordem as versões bem digeridas e mastigadas. Dependendo da demanda do público, a gente volta ao palco para repetir alguma".

O figurino será um ponto importante da apresentação que terá intervenções de textos poéticos assinados por Castro Alves trazidos ao palco por Guga Limeira (neto de Dora Limeira e também poeta e ator).

"Fizemos uma parceria com Fábio Rodrigues, que tem um brechó no Pavilhão do Chá com muita coisa da década de 1970. O figurino vai refletir a maneira como a gente releu as músicas, trazendo um toque de psicodelia e tudo mais", diz o vocalista.

Apesar de jovens que já alcançaram a fase da 'crueza roqueira' de Caetano Veloso inaugurada com Cê (2006), os membros da BandaUns conheceram o tropicalista por influência dos pais, também fãs inveterados de Caê Velô.

"Eu por exemplo escuto Caetano muito em casa, sua música faz parte desde sempre da minha vida, desde a infância", conta Guga Limeira, aplaudindo o ídolo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp