icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Barbixas estreiam em JP

 'Barbixas' se apresentam nesta sexta-feira (23) e sábado (24) na capital. Ingressos para as quatro apresentações estão esgotados.

Publicado em 24/03/2012 às 6:30


Engana-se quem acha que a comédia de improviso é sinônimo de pouca preparação. Por trás do aparente conceito de uma ideia na cabeça e um ator no palco, existe muita pesquisa e estudo.

"Trabalhamos muito para chegar ao que chamamos de 'estado do improvisador'", conta Elídio, da Cia. Barbixas de Humor. "O processo envolve toda uma sintonia física e mental. É quase como se fôssemos praticantes de Ioga e precisássemos abrir o chacra, entende? Só que diferente dos praticantes de Ioga, nós ensaiamos em qualquer lugar: já ensaiamos até dentro de banheiro", explica o humorista, que não perde a piada.

Elídio conversou com a reportagem pouco antes do ensaio para uma apresentação especial do trio formado por ele, Daniel Nascimento e Anderson Bizzococchi. Na arena do Teatro da Universidade Católica (Tuca) de São Paulo, reduto também de companhias como a Jogando no Quintal (que passou por João Pessoa em 2010), os Barbixas apresentaram ontem o espetáculo Improvável ao vivo via Youtube. Foi a primeira vez que um espetáculo de improviso era transmitido ao vivo pela internet.

Os paraibanos que viram o trio em julho de 2009, em Campina Grande, ou acessaram o site ontem à noite puderam ver uma prévia das quatro apresentações que o grupo faz em João Pessoa este fim de semana: hoje, às 19h e às 21h, e amanhã, às 18h e às 20h (todas com ingressos esgotados).

"Sempre pinta uma certa insegurança antes de cada sessão, principalmente quanto estamos diante das câmeras e alguma coisa ocorre nos bastidores, tirando a gente do foco", diz Elídio, que já fez parte do elenco fixo do programa 'Quinta Categoria', na MTV, e participou do programa 'É Tudo Improviso', da Band.

"Porém, já temos uma química muito positiva que permite que a gente controle melhor uma cena, sem sair atirando para todos os lados e não matando ninguém, como acontece com os grupos mais recentes, que não têm tanta experiência".

Fonte de inspiração para uma nova geração que já é neta da tradição fundada pelo game-show inglês 'Whose Line is It Anyway?', o Barbixa cita a internet como trunfo para a difusão do gênero e revela o receio que sente sempre que estreia no Nordeste, berço de um humor mais arraigado na composição de personagens.

"Embora as pessoas já estejam preparadas para o nosso humor, por conta da web, achamos sempre que vai ser um choque. Para nossa surpresa, em Fortaleza (CE), por exemplo, se deu nosso recorde de público, em uma temporada que teve oito apresentações e mais de seis mil pessoas. Em Recife também fomos sucesso, e em Natal idem. Esperamos que seja assim também em João Pessoa".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp