icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Baticum para exportação

Em clima de Copa gravadoras, multinacionais, embarcam no filão para vasculhar o catálogo e exportar música brasileira.

Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:12

Não é só o torcedor que vestiu a camisa da Seleção e pintou a rua de verde e amarelo para acompanhar a Copa do Mundo 2014, que tem início no próximo dia 12, no Brasil. As gravadoras, multinacionais, embarcam no filão para vasculhar o catálogo e exportar música brasileira.

A Sony Music – a gravadora oficial da Copa, já que é parceira da Fifa – larga com uma série de produtos, entre eles o álbum oficial da Copa de 2014. One Love, One Rhythm – The 2014 Fifa World Cup Official Album é levado pela canção ‘We are one’, música que reúne o cantor americano Pitibull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte.

A música dá o tom do repertório de 17 faixas: música pop eletrônica, com batidas “tropicais” que lembram mais a trilha sonora do desenho Rio do que qualquer valor que o país tenha construído, seja no samba, bossa nova, baião ou carimbó.

Portanto, nada de ‘A taça do mundo é nossa’, o samba-exaltação feito para celebrar a vitória da Seleção Brasileira em 1958. O que há em One Love, One Rhythm é um emaranhado de cantores pop internacionais com forte acento latino em meio a batidas festivas e sintetizadores altos.

Nessa selva de sons, há todo tipo de espécimes o ‘Lepo lepo’ do Psirico; Wyclef Jean e o guitarrista Santana recebendo o brasileiro Alexandre Pires; Ricky Martin, a dobradinha Sérgio Mendes e Carlinhos Brown (responsável pelas trilhas de Rio), Shakira e - bicho raro nessa fauna – Bebel Gilberto recriando o choro ‘Tico tico no fubá’, de Zequinha de Abreu (aqui grafada ‘Tico tico’), com a ajuda do pianista Lang Lang.

Nesse embalo, a Sony também lança Ôla Brasil e Brasil 2014. A primeira é uma coletânea de greatest hits internacionais, que irão tocar no estádio durante os intervalos dos jogos. São músicas de Adele, Chris Brown, Michael Jackson e até uma versão “sambada” para ‘Sexual healing’, de Marvin Gaye.

Já Brasil 2014 é uma edição tripla de música brasileira, cada disco dedicado a um tema: ‘samba’, ‘bossa nova’ e ‘MPB’, além de um livreto turístico sobre as cidades-sede da Copa. São 40 canções espalhadas nesses três discos, reunindo um bom repertório, que se vale do acervo da extinta RCA. Estão lá Miúcha com Tom Jobim (‘Samba do avião’), Toquinho (‘Carta ao Tom 74’), João Bosco (‘Se você me jurar’), Chico Buarque (‘Paratodos’) e os paraibanos Zé Ramalho (‘Chão de giz’) e Elba Ramalho (‘Canoeiro (Pescaria)’).

‘WELCOME’

Dona de um acervo gigantesco de música brasileira, a Universal Music pôde empacotar, de uma vez só, 200 fonogramas selecionados por Ricardo Moreira. Separados em 14 CDs temáticos, eles compõem a caixa Welcome to Brazil. Coube ao CD ‘Welcome to Northersth Coast’ reunir a música nordestina em 14 faixas, nas quais a Paraíba comparece muito bem representada por Sivuca ('Forró e frevo'), Jackson ('Tem pouca diferença'), Genival ('Radinho de pilha'), Elba ('Do jeito que a gente gosta' e 'No som da sanfona') e Marinês ('Por debaixo dos panos').

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp