CULTURA
Batuque afoxé
Identidade afrobrasileira é celebrada neste sábado (27) em baile que acontece no Centro HIstórico da capital.
Publicado em 27/10/2012 às 6:00
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, no Centro Histórico de João Pessoa, celebra hoje a identidade afrobrasileira com o 12º Baile Afro.
A festa promete trazer a magia dos tradicionais afoxés de Olinda, ao som do batuque de atabaques e agogôs do Povo de Odé, um dos mais antigos afoxés pernambucanos. A noite também terá uma apresentação do grupo paraibano Raízes.
A musicalidade do Ara Odé, como também é conhecido o Povo de Odé, apresenta toadas e cantigas na linha ijexá, ritmo suave, mas de batida marcada, com profunda vinculação às manifestações religiosas dos terreiros de candomblé.
Para o 12º Baile Afro, o grupo pernambucano preparou um repertório autoral com cantigas que homenageiam as divindades africanas, sobretudo o Oxossi, o orixá das matas.
O grupo Raízes, que é um coletivo de dança e percussão afroindígena nascido e sediado no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, também se apresenta no baile.
Eles trazem um repertório também repleto de ijexás, mas também com cocos, cirandas e maracatus, com canções autorais, além de obras de compositores paraibanos e nordestinos.
O baile acontece a partir das 19h. Os ingressos são vendidos por R$ 10,00 e podem ser adquiridos na portaria do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes.
Comentários