icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Bianca Gismonti lança 'Primeiro Céu', disco com viagem entre o jazz e o samba

Cantora registra ótimo entrosamento de trio em 'Primeiro Céu' e avisa que ano que vem sai disco do Duo Gisbranco com Chico César.

Publicado em 04/11/2015 às 6:00

Cara-metade de Claudia Castelo Branco no Duo Gisbranco, a pianista, cantora e compositora Bianca Gismonti acaba de lançar o belo Primeiro Céu (Biscoito Fino, R$ 24,90), registro do encontro da musicista carioca, filha do célebre Egberto Gismonti, com o marido-baterista/percussionista Julio Falavigna e o baixista Antonio Porto.

O céu de Bianca tem muitas cores: ensolarado, anil, radiante, pintados com jazz, samba, balada etc. Para compor as cores, uma paleta de convidados: das cantoras Jane Duboc (‘A luz sem o véu’) a Paula Santoro (‘Lenda de Francisco’), passando pelo gaitista José Staneck (‘Cristal’), saxofonista Jessé Sadoc ('Folia') e o pandeirista Sérgio Krakowski (‘Glaucia do Samba’), entre outros.

O repertório surgiu em meio à convivência de Bianca com Julio e Antonio durante os shows que rodaram o Brasil e o mundo por 1,5 ano, a bordo de Sonhos de Nascimento (2013). Na estrada, ela foi tirando músicas da gaveta, mostrando ao grupo e construindo os arranjos. Na sequência, foi distribuindo as músicas para os convidados, que as apresentaram em meio aos shows.
O resultado é que todo mundo - trio e convidados - acabou saindo do palco direto para o estúdio. “Quando a gente resolveu registrar (esse repertório) foi muito natural, porque foi consequência de uma sonoridade que já existia”, comenta Bianca, por telefone.

As faixas se dividem em peças instrumentais (como ‘Olhos fechados’, que abre o repertório de 11 gravações) e cantadas. Bianca solta a voz, por exemplo, em ‘Dança, Mandela’, um ijexá em homenagem ao líder africano, cuja letra foi escrita por Paulo César Pinheiro e os arranjos são brindados com a percussão africana de Djakali Kone.

O trio encerra o disco lançando um brilho jazzístico a 'Água de beber', clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

DEZ ANOS
O Duo Gisbranco segue em atividade. Celebra dez anos de carreira com o lançamento de um CD inédito e um DVD ao vivo. O CD, Pássaros, é fruto de uma parceria entre a dupla de pianistas com Chico César. O duo musicou uma série de poemas inéditos do paraibano e está engatilhado para ser lançado no começo de 2016.

Antes, talvez ainda este ano, o Canal Brasil leva ao ar uma apresentação do duo que percorre o repertório dos três discos do Gisbranco. Chico também participa aqui em dois números: ‘O templo’ e ‘Dúvida cruel’. Na sequência, o registro será lançado em DVD.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp