CULTURA
Brasileiro quebra estátua de mais de 300 anos ao fazer selfie em museu
Imagem de São Miguel Arcanjo será avaliada por especialistas.
Publicado em 07/11/2016 às 13:48
Um visitante brasileiro quebrou uma estátua barroca do século 18 no Museu de Arte Antiga em Lisboa, Portugal. De acordo com informações do jornal português Observador, o brasileiro tentava tirar uma selfie quando derrubou a obra. O brasileiro entrou no museu gratuitamente, já que o local oferece entrada sem pagamento no primeiro domingo de cada mês.
A estátua, uma representação de São Miguel Arcanjo sem autoria determinada, será avaliada para saber se há possibilidade de restauração. Neste domingo (6), o Ministério da Cultura português se pronunciou sobre o caso. Em nota, o ministério afirmou que "o acidente ocorreu quando o visitante, estando a fotografar uma outra obra, recuou sem olhar, não parou apesar dos alertas do vigilante, e foi contra a peça que se encontrava em cima de um plinto”.
Na nota, ainda, o ministério afirmou que estuda tirar a obra da exposição. O acidente reacendeu uma polêmica em torno do museu; em setembro, o diretor do local, António Filipe Pimentel, afirmou que uma "calamidade" ocorreria em breve por causa do pouco pessoal disponível - segundo ele, a unidade precisaria de 50 vigilantes, mas só dispõe de 20 trabalhadores.
Comentários