icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cabruêra vai compor trilha sonora de longa de animação sobre cangaço

Longa é baseado na obra dos paraibanos Kleyner Arley e Rodrigo Motta.

Publicado em 11/11/2020 às 9:43 | Atualizado em 11/11/2020 às 13:36


                                        
                                            Cabruêra vai compor trilha sonora de longa de animação sobre cangaço

A banda paraibana Cabruêra irá compor a trilha sonora do longa de animação "Sertão Encarnado", baseado na obra dos paraibanos Kleyner Arley e Rodrigo Motta. Tendo lançado dois singles esse ano, "A vida" e "Deixa a gira girar", a banda também irá lançar, esse mês, mais um single intitulado "No mar".  Para janeiro de 2021, o grupo promete o lançamento do disco 'Sol a Pino', com 10 faixas, em formato de vinil.

O longa metragem narra a ação de cangaceiros que terão as habilidades colocadas à prova em uma cidade amaldiçoada à morte. Para ser produzido, o filme foi contemplado no edital de audiovisual do Fundo Cultural de Pernambuco, com R$ 675 mil. O grupo ainda pretende lançar campanhas de financiamento e contar com o apoio da iniciativa privada.

De acordo com Arthur Pessoa, vocalista da banda, a ligação entre a Cabruêra e o audiovisual teve início desde a criação da banda, que tem 22 anos. "Logo no início, fizemos a trilha sonora do curta 'A canga', de Marcus Vilar, que recebeu o Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado", conta ele.

Outro ponto marcante da relação da banda com o audiovisual foi a produção da trilha sonora do documentário "Utopia e barbárie", dirigida por Silvio Tendler. O filme fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim e a disseminação da globalização e do neoliberalismo.

A banda paraibana já lançou cinco álbuns, realizou mais de 90 apresentações no exterior, em 23 países, com shows na Europa, África, Estados Unidos e América Latina. Para Arthur, o filme "Sertão Encarnado" tem uma relação forte com a própria história do Cabruêra. "O próprio conceito de cangaço faz essa relação", pontua. A previsão é que o lançamento aconteça em até quatro anos.

Sinopse

Ver essa foto no Instagram

Saudações, consagradxs! Chegou aqui na central mais uma notícia suculenta para esse nosso bando de cabras: fomos convidados para compor a trilha sonora do longa de animação "Sertão Encarnado"! A história de ação e terror vai se passar em municípios fictícios do sertão nordestino, envolvendo personagens como Padre Cícero, cangaceiros do bando de Lampião, Menina Santa, Vaqueiro Misterioso entre outros ícones e arquétipos da nossa rica cultura. O longa é baseado na obra dos paraibanos Kleyner Arley e Rodrigo Motta e será desenvolvido por uma produtora pernambucana e dirigido pelo cineasta Marcos Carvalho juntamente com Kleyner. A maior parte da equipe é composta por profissionais de ambos os estados. A previsão é que o lançamento aconteça em até quatro anos. Viva a Cultura Nordestina!

Uma publicação compartilhada por Cabruêra (@cabrueramusic) em

A história se passa entre os anos 1923 e 1926. O enredo é inspirado na história de abusos e torturas sofridos por uma menina dada pelos pais para um casal, como saída para salvar a filha da fome e da seca que castigava a região nordestina.

Na ficção, após o assassinato da menina cometido pelos tutores, que não foram punidos, a cidade sofre uma maldição divina. Os moradores do local passam a sobreviver sob uma espécie de apocalipse zumbi, em que perdem a pele e a sanidade.

Paralelamente ao fato que é o gatilho para o começo da história, surgem os cinco protagonistas da narrativa, cangaceiros fictícios do bando de Lampião.

O quinteto é contratado pelo Padre Cícero para cometer um assassinato na Paraíba, mas não sabe o cenário de caos que se passa na cidade. Quando chegam ao Sertão paraibano, são obrigados a se valer das habilidades do cangaço para sobreviver à maldição.

Imagem

Rafaela Gambarra

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp