CULTURA
Caetano 'abraçaça' JP
Voltando à João Pessoa pela terceira vez, Caetano Veloso traz o seu 'Abraçaço' neste sábado (27) na Domus Hall.
Publicado em 27/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:40
Em 15 anos, Caetano Veloso esteve em João Pessoa apenas duas vezes: em 1998, no show que ficou marcado pelo piti que o baiano deu em relação ao som da casa de shows Forrock, e 11 anos depois, em 2009, quando apresentou a turnê ‘zii e zie’ no palco da Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego.
Hoje será o terceiro show nesse período e, felizmente, dessa vez os fãs paraibanos não tiveram que esperar tanto tempo. A apresentação está agendada para este sábado, às 22 horas, no palco da Domus Hall (Manaíra Shopping), na capital.
Caetano volta com a turnê seguinte ao disco de 2009, ‘Abraçaço’, que teve início no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em março deste ano. A tour já passou por Recife e Garanhuns (ambos em Pernambuco) e nela, Caetano tem mantido um repertório de 20 a 25 números, costurando músicas de Abraçaço com composições lançadas ao longo de 50 anos de carreira.
Lançado no final do ano passado e elogiado pela crítica – foi eleito um dos dez discos de 2012 pelo JORNAL DA PARAÍBA -, Abraçaço é o terceiro disco que Caetano fez com a Banda Cê – Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo) e Marcelo Callado (bateria). O time de jovens músicos também acompanha o baiano na turnê, cuja sonoridade vai do “transrock” empregado pelo grupo em Cê (2006) aos “transsambas” de zii e zie (2009).
Abraçaço é um neologismo que Caetano costuma usar para finalizar seus e-mails. À época do lançamento do CD, explicou que ela parte de expressões como “golaço” e “filmaço”.
“‘Abraçaço’ é o mais lindo porque há a repetição do cê-cedilha. Parece um eco, um reverb verbivocovisual”, explicou.
No disco, Caetano e a Banda Cê vão de rock (‘A bossa nova é foda’, ‘Abraçaço’), de balada (a melancólica ‘Estou triste’), do brega do Pará (‘O império da lei’) de “transfunk” (‘Funk melódico') e até um saboroso axé (‘Parabéns’, composto a partir de um e-mail de aniversário que o diretor Mauro Lima mandou para ele), além de revisitar sua própria sonoridade (‘Quero ser justo’, ‘Quando o galo cantou’), investindo em repertório plural.
Nos shows da nova turnê, o repertório tem feito um passeio pouco óbvio de sua discografia, garimpando alguns biscoitos finos de seu imenso cancioneiro, como ‘Lindeza’ (de Circuladô), ‘Triste Bahia’ (Transa) e ‘Alguém cantando’ (Bicho), que se une às recentes ‘Homem’ e ‘Odeio’ (ambas de Cê) – nesta turnê, ele tem deixado as músicas de zii e zie de lado.
O repertório também contempla hits mais populares, como ‘Eclipse oculto’ (Uns), ‘Mãe’ e ‘Você Não Entende Nada’ (ambas gravadas por Gal Costa nos anos 70) e ainda ‘A luz de tieta’ (da trilha de Tieta do Agreste).
A assessoria da Domus informou que a apresentação em João Pessoa é uma das últimas em solo nacional. Mês que vem, Caetano e cia. fazem o registro da turnê para o projeto Multishow Ao Vivo (a ser lançado em DVD e blu-ray) e depois disso, o grupo sai do país para uma turnê pela América Sul, passando pelo Equador, Colômbia, Uruguai e Argentina.
OS FESTIVAIS PELA PARAÍBA
CAMINHOS DO FRIO: ROTA CULTURAL
Depois de Campina Grande, Guilherme Arantes chega a Bananeiras para se apresentar no palco do Caminhos do Frio, logo mais, por volta da meia-noite, quando chega aos 60 anos de idade. A programação - gratuita - ainda tem grupo de dança Borborema, grupos folclóricos e ainda show de Yegor Gomes.
FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPINA GRANDE
Monólogo estrelado por Zezita Matos, 'Brevidades', tem pré-estreia no Festival de Inverno de Campina Grande neste sábado, a partir das 19 horas, no mini-teatro Paulo Pontes. Além do espetáculo do Coletivo Alfenin, programação tem música e dança. Confira mais sobre o FICG na página 3.
CURTA COREMAS
A 3ª edição do festival audiovisual de Coremas, no Sertão paraibano, conta hoje com o Fórum do Cinema Paraibano (14h), Mostra Mãe d'Água (19h) e lançamento do curta ‘Sophia’ (21h), no Centro Pastoral João Paulo II, e o som da Academia da Berlinda (foto) e VJ Spencer na Praça Félix Rodrigues (22h).
MOSTRA MUNICIPAL DE DANÇA
Terceira noite da Mostra Municipal de Dança conta com seis atrações, entre grupos da Paraíba e Rio Grande do Norte. A programação - gratuita, no Largo de São Pedro, em João Pessoa - conta com espetáculos como 'Feminino Plural: Singularidade do Corpo', solo de Kilma Faria (Lunay Cia de Dança).
Comentários