icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cancioneiro harmônico

A Troça Harmônica estreia hoje reunindo o talento de Chico, Gustavo e Regina Limeira e Lucas Dourado na Usina Cultural Energisa

Publicado em 04/04/2013 às 6:00

Logo mais, a partir das 21 horas, na sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, quatro jovens talentos estarão alinhados em círculo, no meio do espaço, para estrear o mais novo – e promissor – projeto de música autoral da cidade, A Troça Harmônica.

Criado em dezembro do ano passado pelos irmãos Chico e Regina Limeira, mais o primo Gustavo e o amigo Lucas Dourado, A Troça Harmônica surge como um grupo disposto a resgatar a canção. “O que mais conta nesse projeto é a canção", enfatiza Chico Limeira, "por isso, a gente utiliza um formato mínimo, com essa ideia de instigar a canção”.

Entenda-se por “mínimo” a proposta acústica empregada pelo quarteto. Violão,
viola, cavaquinho, contrabaixo, escaleta, um pouco de guitarra e alguma percussão são as ferramentas que constroem arranjos simples, suaves, para que os versos, o refrão e a letra se destaquem na harmonia.

As referências, conta o grupo durante um ensaio no estúdio Mutuca, vêm muito do Clube da Esquina, de movimentos locais como o Musiclube da Paraíba e do trabalho de autores como Milton Dornellas, Pedro Osmar, Paulo Ró e Adeildo Vieira.

O repertório do show de hoje à noite é composto por 14 números e como os quatro integrantes são também compositores, cada um colaborou com três canções próprias. Somese a estas uma criação coletiva (a música ‘Dúvida’) e, ainda, uma versão para ‘Meu canto tem velas’, do carioca mais paraibano de João Pessoa, Milton Dornellas. As canções são anteriores ao projeto. “Antes do grupo, a gente se encontrava muito por diversão, por troça mesmo. Cantava músicas de nossas principais referências, mostrava músicas nossas um pro outro, então ao nos juntar, é como se a gente tivesse harmonizado, organizado essa troça”, conceitua Chico.

Depois de três meses de ensaio, A Troça Harmônica está pronta para vir ao mundo e decolar a bordo das redes sociais. Há dias circula um belo teaser do show ao som de ‘Barbante prateado’ (de Lucas) e o grupo está com uma ótima fanpage no Facebook (/atroca).

Planos para o futuro? Fazer mais shows, divulgar bastante o trabalho na internet e
registrar o repertório em disco. Enquanto isso, Lucas Dourado masteriza seu CD Motor Misterioso e Chico Limeira termina as gravações de seu primeiro e homônimo disco de estreia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp