CULTURA
Cancioneiro harmônico
A Troça Harmônica estreia hoje reunindo o talento de Chico, Gustavo e Regina Limeira e Lucas Dourado na Usina Cultural Energisa
Publicado em 04/04/2013 às 6:00
Logo mais, a partir das 21 horas, na sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, quatro jovens talentos estarão alinhados em círculo, no meio do espaço, para estrear o mais novo – e promissor – projeto de música autoral da cidade, A Troça Harmônica.
Criado em dezembro do ano passado pelos irmãos Chico e Regina Limeira, mais o primo Gustavo e o amigo Lucas Dourado, A Troça Harmônica surge como um grupo disposto a resgatar a canção. “O que mais conta nesse projeto é a canção", enfatiza Chico Limeira, "por isso, a gente utiliza um formato mínimo, com essa ideia de instigar a canção”.
Entenda-se por “mínimo” a proposta acústica empregada pelo quarteto. Violão,
viola, cavaquinho, contrabaixo, escaleta, um pouco de guitarra e alguma percussão são as ferramentas que constroem arranjos simples, suaves, para que os versos, o refrão e a letra se destaquem na harmonia.
As referências, conta o grupo durante um ensaio no estúdio Mutuca, vêm muito do Clube da Esquina, de movimentos locais como o Musiclube da Paraíba e do trabalho de autores como Milton Dornellas, Pedro Osmar, Paulo Ró e Adeildo Vieira.
Depois de três meses de ensaio, A Troça Harmônica está pronta para vir ao mundo e decolar a bordo das redes sociais. Há dias circula um belo teaser do show ao som de ‘Barbante prateado’ (de Lucas) e o grupo está com uma ótima fanpage no Facebook (/atroca).
Planos para o futuro? Fazer mais shows, divulgar bastante o trabalho na internet e
registrar o repertório em disco. Enquanto isso, Lucas Dourado masteriza seu CD Motor Misterioso e Chico Limeira termina as gravações de seu primeiro e homônimo disco de estreia.
Comentários