icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Canções que marcam vidas

Histórias pessoais revividas por meio de uma música, documentário 'As Canções' estreia nesta quinta (8) no CinEspaço.

Publicado em 08/12/2011 às 6:30


“Alguma música já marcou sua vida? Cante e conte sua história!” era o que estava escrito em cartazes que algumas pessoas exibiam pelo Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, algum tempo atrás.

Na verdade, elas faziam parte da equipe para um novo documentário – o 12º - de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes diretores do gênero ao lado do paraibano Vladimir Carvalho.

Atendendo ao pedido escrito nos cartazes, os personagens apareciam um por um para contribuir com memórias e a veia melódica do cantar no chuveiro para a produção de As Canções (Brasil, 2011), longa-metragem que estreia excepcionalmente nesta quinta, no CinEspaço de João Pessoa.

Com uma ajudinha de anúncios em jornais e da internet, de três em três dias os pesquisadores traziam da rua, da rede ou dos impressos potenciais candidatos para se transformar em personagens do diretor.

Personagens e não 'astros revelações' da música, pois o critério de seleção de Coutinho se dava pela história que vestia a canção e não o 'gogó de ouro' das pessoas. Ao longo de dois meses sendo jurado dos 'calouros' da vida, o maestro dos documentários selecionou 237 pessoas, das quais 42 foram realmente focadas pela sua câmera. Apesar do cineasta paulista não se importar para o mínimo de qualidade no canto dos personagens, os entrevistados contaram com a ajuda da preparadora vocal Cecília Spyer no dia das filmagens, para que tivessem uma maior qualidade nas performances.

Sem maquiagens de programas televisivos do gênero 'quero-ser-famoso', o documentarista seguia uma cartilha rígida de regras para o longa: todos foram filmados sozinhos, era proibido usar instrumentos, ficar em pé ou dançar.

Nos moldes de Edifício Master e Jogo de Cena (veja os principais documentários no box ao lado), foram selecionados 18 entrevistados para o corte final, com idades entre 22 e 82 anos.

As músicas escolhidas falam de amor, saudades e perdas.

Sucessos do 'Rei' Roberto Carlos foram as mais lembradas, juntamente com músicas do repertório popular de todo tipo, desde a MPB até clássicos da música mundial. Até a versão brasileira para o bolero 'Perfídia', por exemplo, foi cantada por duas pessoas.

As Canções foi eleito o melhor documentário em longa-metragem pelo júri oficial e pelo júri popular do Festival do Rio, que aconteceu no começo de outubro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp