CULTURA
Capítulo final da franquia 'Jogos Vorazes' estreia nos cinemas nesta quarta
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final é baseado no terceiro e último livro da saga.
Publicado em 18/11/2015 às 8:08
A Revolução está próxima: o capítulo final da saga de Katniss Everdeen (vivida por Jennifer Lawrence) do Distrito 13 que lidera a batalha contra a autocrática Capital e seu líder, o Presidente Snow (Donald Sutherland), estreia excepcionalmente nesta quarta-feira nos cinemas paraibanos.
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (The Hunger Games - Mockingjay: Part 2, EUA, 2015) é baseado no terceiro e último livro (todos lançados aqui pela Rocco) do futuro distópico da norte-americana Suzanne Collins que, seguindo a cartilha de franquias como a saga vampiresca Crepúsculo e a do bruxinho Harry Potter, dividiu o seu final em duas partes.
O universo do filme mostra o futuro de uma América (batizada de Panem) dividida em distritos de um regime totalitário, governada por uma poderosa cidade central chamada apenas de Capital. Tradicionalmente, são escolhidos casais de cada lugar, entre 12 e 18 anos, para participarem dos mortais Jogos Vorazes do título. Resumindo, os tributos digladiam entre si até a morte, tudo transmitido pela TV. Katniss, órfã de pai que assume o papel de arrimo da família, acaba se oferecendo quando a irmã caçula é sorteada para a competição.
Sua popularidade e obstinação faz com que ela se torne o Tordo, pássaro que é símbolo da Revolução. Com a nação de Panem em plena guerra e após libertar Peeta (Josh Hutcherson) e os outros vencedores dos jogos que estavam presos na Capital, Katniss decide criar uma resistência rebelde com um grupo de amigos.
‘1984’ TEEN
Desde 2012, a franquia já a arrecadou cerca de US$ 2,2 bilhões pelo globo e fortaleceu a fama da sua protagonista. Bem antes de ser o incendiário Tordo, Jennifer Lawrence já tinha sido indicada ao Oscar, no alto dos seus 20 anos, pelo drama ‘indie’ Inverno da Alma (2010). Ganhou a estatueta dourada na categoria principal por O Lado Bom da Vida (2012) e foi indicada como coadjuvante por Trapaça (2013).
A ideia da série de livros partiu ao acaso: quando Suzanne Collins estava ‘zapeando’ a TV, quando viu um reality show num canal e um noticiário sobre a Guerra do Iraque no outro.
Não é difícil pensar em pelo menos três obras literárias que inspiraram Jogos Vorazes (e que foram adaptados posteriormente para o cinema).
Uma é o clássico de George Orwell (1903-1950), 1984, que teve duas versões cinematográficas (em 1956 e 1984, além de outra a caminho). O livro mostra um futuro distópico liderado pelo ‘Grande Irmão’, entidade que controla e vigia a privacidade de todos os cidadãos.
Outra é o conto O Concorrente, de Stephen King (assinado sob pseudônimo de Richard Backman), que resultou em O Sobrevivente (1987), ficção científica que traz Schwarzenegger como um dos gladiadores que lutam entre si por suas vidas em um programa ao vivo.
Por fim, Battle Royale, romance futurista do japonês Koushun Takami, coloca uma classe de estudantes ‘rebeldes’ uns contra os outros numa ilha até sobrar um. Teve dois filmes e uma série em quadrinhos.
Comentários