icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Carmem Miranda era uma apaixonada por moda

O que nem todo mundo sabe hoje em dia é que Carmem Miranda que marcou época era também uma apaixonada por moda.

Publicado em 14/02/2009 às 8:00

Agda Aquino, especial para o Paraiba1

Balangandãs, lantejoulas, saltos plataforma, corrente de ouro, arranjos estrambólicos e cheios de frutas na cabeça. Pela descrição do figurino fica inconfundível, estamos falando de Carmem Miranda, a Pequena Notável que completaria 100 anos esta semana. O que nem todo mundo sabe hoje em dia é que essa artista que marcou época era também uma apaixonada por moda.

Em entrevista concedida à Rede Globo esta semana, a sobrinha da cantora que é também uma das diretoras do Museu Carmem Miranda, no Rio de Janeiro, afirmou: “a família acredita que se ela não tivesse sido cantora teria sido estilista”, disse Carminha Guimarães.

O maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week, aproveitou o momento para homenageá-la: Carmem Miranda foi a madrinha da última edição do evento e ganhou uma exposição com alguns dos seus figurinos mais famosos. A curiosidade maior nisso tudo é que eles eram feitos pela própria artista, que desenhava os modelos e os executava, a maioria feitos em tecidos nobres como seda e veludo.

“Desde mocinha, ela criava as roupas dela. Antes de se tornar a baiana customizada, todo o visual que usava nos shows era feito por ela mesma. Até depois que ela foi para os Estados Unidos e tinha a possibilidade de ter tudo, ela manteve um quarto imenso de costura em sua casa e lá confeccionava parte dos figurinos”, contou a sobrinha da cantora nas entrevistas.

O que mais impressiona na moda criada por Carmem Miranda é a inovação e a ousadia. Em uma época onde as mulheres cobriam boa parte do corpo, a cantora colocou barriga e ombros para fora, sem nunca cair na vulgaridade. Pensou na moda como artifício para a imagem de artista num tempo em que a televisão começava a surgir, e entendeu que a roupa e a maquiagem deveriam fazer parte da magia do personagem.

Sem medo de usar coisas diferentes, Carmem Miranda criaria um estilo único, próprio dela. Levou para as roupas as cores e as frutas do Brasil, as tradições baianas, a alegria do Rio de Janeiro estampada nos tecidos e no sorriso largo.

Os sapatos plataforma foram outra paixão da artista, que tinha apenas 1,53 m de altura e viu nesse artifício uma forma de ficar mais alta. Foi paixão para a vida inteira, com direito a modelos exclusivos, decorados, brilhosos e, claro, altíssimos.

Para quem quer saber um pouco mais sobre Carmem Miranda basta acessar o Arquivo N especial sobre a artista disponível no G1. Uma verdadeira viagem no tempo. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp