icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cátia de França na escola

Ação apoiada por professores e artistas da capital sugerem o nome da cantora Cátia de França como homenageada do Ano Cultural de 2013. 

Publicado em 28/02/2013 às 6:00


Uma petição pública circula na internet pedindo o nome da cantora e compositora Cátia de França como centro das homenagens do Ano Cultural de 2013 em João Pessoa.

Desde a data de seu lançamento, na segunda-feira, o documento já colheu mais de 300 assinaturas que se contrapõem à sugestão da Secretaria de Educação (Sedec) de que Elba Ramalho seja a homenageada do projeto executado junto às escolas públicas do município.

A ação teve o apoio de outros professores e de artistas da capital como o documentarista Lúcio Vilar, ex-diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que criticou a Sedec pela escolha de Herbert Vianna para o Ano Cultural de 2012, o que chamou de 'mico' no contexto de um ano em que se comemorava o centenário do livro Eu, do poeta Augusto dos Anjos.

"Depois desse mico, ainda por cima em nome do absurdo argumento de que Augusto é um 'poeta difícil', esperamos que a secretaria se refaça do lamentável episódio, elegendo Cátia de França", escreveu Lúcio Vilar.

Segundo a professora Ailma Alves, criadora da petição, a iniciativa tem motivação democrática e quer recuperar a tradição abandonada pelo projeto de celebrar artistas pouco privilegiados pela mídia e, portanto, menos conhecidos dos estudantes pessoenses.

"O Ano Cultural tem como característica a homenagem a artistas paraibanos que não estão na mídia, como foi o caso de Sérgio de Castro Pinto, em 2010, e Políbio Alves, em 2011, figuras que não eram populares entre os estudantes, mas que fizeram muito sucesso entre eles depois que foram estudados nas escolas", justifica.

Outro argumento levantado pelo abaixo-assinado é a valorização da obra autoral de Cátia, que já motivou estudos acadêmicos e foi tema recente de monografia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Procurado pela reportagem, o secretário de Educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, informou que o nome de Cátia de França será avaliado em uma reunião, ainda sem previsão de realização, com diretores das escolas públicas do município.

"Nós tínhamos chegado ao nome de Elba Ramalho em discussões no final do ano passado e no início deste ano", lembra o secretário. "Após esta petição, queremos escutar as escolas para avaliar se há concordância com a proposta".

O secretário frisou ainda, que até 2012, o nome do homenageado era escolhido por uma comissão formada por artistas de João Pessoa. "Resolvemos substituir esta comissão pelo diálogo com as escolas, para que a escolha seja fruto de um debate, e não de uma imposição".

Radicada no Rio de Janeiro, a paraibana Cátia de França volta à Paraíba no próximo dia 8 de março pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Por telefone, Cátia declarou que recebeu a notícia da petição de forma positiva e até se emocionou com o apoio: "É uma forma de reconhecimento por tudo o que fiz pela música da Paraíba, do Brasil e do mundo. Isso me emociona e me gratifica".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp