CULTURA
Caubói de histórias em quadrinhos é tema de exposição e livro
Expo-Tex será aberta nesta quarta-feira (30) na Fundação Casa de José Américo, às 19h. Na ocasião, será lançado o livro Tex no Brasil - O Grande Herói do Faroeste.
Publicado em 30/09/2009 às 13:46
Renato Félix
Do Jornal da Paraíba
Poucos personagens de quadrinhos podem se gabar de serem publicados sem interrupção no Brasil há quase 40 anos. Um deles é o caubói Tex Willer, que sobreviveu a mudanças de editora e se manteve como o favorito dos leitores de HQs de faroeste.
Com nove títulos regulares nas bancas nacionais (dois deles mensais), o personagem italiano tem até uma exposição dedicada a ele em João Pessoa. A quarta Expo-Tex será aberta hoje, na Fundação Casa de José Américo, às 19h. Na ocasião, será lançado o livro Tex no Brasil - O Grande Herói do Faroeste, de G.G. Carsan, também organizador da mostra.
Carsan é um leitor e colecionador de Tex cuja dedicação vai bem além da leitura. Resolveu dividir sua paixão com outros fãs e divulgá-la para quem não a conhece. E ao organizar a exposição, conseguiu reconhecimento até do editor italiano do personagem, Sergio Bonnelli, que o citou no editorial de uma edição italiana de Tex e até enviou, recentemente, originais da arte de uma revista para o paraibano.
Essas artes estarão na exposição, assim como cerca de 900 edições da revista, brasileiras e italianas e de diversas épocas, além de pôsteres, cartazes, livros, um quadro pintado por Clóvis Júnior. O autor estará, como costuma acontecer nas aberturas das exposições, vestido com uma fantasia do personagem.
“Nosso intuito é a divulgação do personagem. Que ele cresça, que os mais novos o conheçam”, conta Carsan. Por isso, ele também se decidou ao livro, que será lançado junto com a abertura da exposição e já é destaque no portal Texbr, canal oficial dos quadrinhos Bonnelli no Brasil.
Com 300 páginas e muito ilustrado, o livro - com tiragem de mil exemplares - faz um passeio pela aventura do ranger no mercado de quadrinhos brasileiros. O livro aborda os personagens recorrentes do universo de tramas do ranger, também os desenhistas e roteiristas, conta como ele foi publicado nas editoras brasileiras (com direito a sinopses das histórias) e uma entrevista com Sergio Bonnelli.
Bonnelli é filho de um dos criadores do personagem, Giovanni Luigi Bonnelli, que escreveu as histórias desenhadas por Aurelio Gallepini, a partir de 1948. No Brasil, a editora Vecchi começou a publicar o personagem em 1971. Depois, passou pela RGE, Globo e atualmente está na Mythos. Está no número 478 e tem a companhia nas bancas de edições como Tex Coleção (mensal, que republica as primeiras edições e atualmente mostra histórias de 1979), Tex Edição Histórica (semestral) e Tex Gigante (anual).
Outro livro foi lançado no Brasil sobre o personagem: O Mocinho do Brasil - A História de um Fenômeno Chamado Tex, de Gonçalo Júnior.
Comentários