CULTURA
CD reúne 'best of' de Compay Segundo
Para lembrar os 10 anos de morte do cantor, Rhino fez a ótima compilação Guatanamera – The Essential Album.
Publicado em 08/10/2013 às 6:00
Compay Segundo (1907-2003), cujo nome verdadeiro era Maximo Francisco Repilado Muñoz, foi uma figura proeminente da música cubana. Resgatado pelo projeto Buena Vista Social Club (1997), teve, até o fim da vida, os momentos de glória que sempre mereceu.
Para lembrar os dez anos de morte do cantor, a tarimbada Rhino fez a ótima compilação Guatanamera – The Essential Album, distribuída no Brasil pela Warner Music. São 20 canções, tanto as famosas no repertório do músico, quanto as autorais (assinados como Francisco Repilado) que ganharam o mundo, caso do hino ‘Chan chan’, adotado pela turma do Buena Vista.
A versão de ‘Chan chan’ que está lá não é a do disco Buena vista Social Club. Trata-se de um registro feito para o CD Calle Salud (1999), onde se sobressai um naipe de sopros.
As músicas foram pinçadas dos discos lançados entre 1996 e 2004, entre álbuns de carreira e antologias. Abre, como o título indica, com o registro da clássica ‘Guatamamera’, lançado em Las Flores de La Vida (2000).
Também estão lá ‘El camisón de Pepa’, de Pedro Flóres, ‘La juma de ayer’ (dueto com o compatriota Pío Levya, também já falecido) e, claro, outro clássicos absoluto do repertório cubano, ‘Malagueña’.
Comentários