CULTURA
CD traz tributo a Gonzagão
Cantor e compositor paraibano Toninho Guedes, lança CD com 13 faixas, que retratam o dia a dia do nordestino.
Publicado em 06/03/2012 às 6:30
No dia 13 de dezembro deste ano, Luiz Gonzaga completaria 100 anos se estivesse vivo, e a data tem servido de inspiração para inúmeros artistas que encontram na música a forma para homenagear o Rei do Baião.
O cantor e compositor paraibano Toninho Guedes está lançando seu mais novo trabalho, Tributo ao Rei do Baião (independente) com 13 faixas inéditas que contam um pouco da história de Luiz Gonzaga e sua relevância para a música nordestina.
Toninho Guedes destaca que iniciou o trabalho em dezembro do ano passado, e com uma gravação independente, conseguiu reunir as 13 composições que retratam o dia a dia do nordestino.
“Busquei inspiração no próprio povo da região e na nossa cultura, coisas que eram exaltadas pelo nosso Rei do Baião”, disse Toninho. Ele lembra que desde jovem acompanhava as músicas de Luiz Gonzaga pelo rádio.
Natural de Gado Bravo, no Agreste paraibano, Toninho reside atualmente em Alagoas e está na Paraíba para divulgar seu novo CD.
Na música de trabalho “Eterno Rei do Baião” o artista expressa um tom saudosista relembrando a tristeza do povo nordestino em perder o maior representante de sua cultura. Outras canções como “O rei está vivo”, “Cem anos de Gonzagão” e “Tributo ao Rei do Baião” mantêm a mesma temática.
Toninho Guedes é conhecido em Alagoas como o “Xerife do Forró” e ao longo de seus 27 anos de carreira já compôs 700 músicas, 300 delas gravadas e 400 inéditas.
Suas composições já foram interpretadas por artistas como Cláudio Rios, Dola do Acordeon e Os 3 do Nordeste. Até aqui, já lançou 23 CDs, seis LPs e três DVDs.
Comentários