CULTURA
Celso Blues Boy se apresenta na Capital; concorra a ingressos
Um dos pioneiros do blues no Brasil, do estilo cantado em português, se apresenta nesta quinta-feira (21), às 21h, no Teatro de Arena, do Espaço Cultural José Lins do Rego.
Publicado em 21/10/2010 às 9:00
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Um dos pioneiros do blues no Brasil, do blues cantado em português, Celso Blues Boy se apresenta nesta quinta-feira (21), em mais uma edição do Oi Blues By Nigth. O show terá início a partir das 21h, no Teatro Leonardo Nóbrega, o “de Arena”, do Espaço Cultural José Lins do Rego.
Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural
Em Língua, Caetano Veloso dizia que “está provado que só é possível filosofar em alemão”. Houve uma época em que os cantores brasileiros, vários deles, incluindo aí Fábio Júnior, não só achavam que só era possível cantar uma música pop se fosse em inglês, como também usavam pseudônimos americanos.
Correndo o risco de ser simplista, o rock brasileiro ganhou sua linguagem, começou a gritar em português nos anos 1980. Com o blues, aconteceu a mesma coisa. Se hoje gente como Flávio Guimarães e Andreas Kisser emolduram nos surrados e bons 12 compassos do ritmo americano, versos que são cantados em alto e bom português, todos nós, que amamos o blues, temos que tirar o chapéu para um cara: Celso Blues Boy.
Cinquentão, Celso Blues Boy ganhou esse apelido de Sá, da dupla Sá e Guarabira, em cuja banda tocava guitarra aos 17 anos. Nos cartazes do show da dupla, vinha o nome: “Celsinho Blues Boy”. Tirou-se o diminutivo, ficou o apelido. A razão disso? É que o “BB” de seu maior ídodo, BB King, era “Blues Boy”.
O mais interessante é que Celso começou a tocar blues sem saber. Quando ele tinha onze anos, seu tio-avô foi aos Estados Unidos. Não entendia nada de música, pediu ao lojista que escolhesse alguns LPs. Ao chegar ao Brasil, deu de presente a Celso.
Algum tempo depois, Celso estava em uma festa de aniversário, havia guitarra, bateria. Disseram que ele tocava. Foi chamado ao palco. Quando terminou sua apresentação, causou espanto: “Cara, você toca blues!”. Celso não sabia que tocava blues.
Ocorre que só depois ele descobriu que entre os discos que lhe vieram dos Estados Unidos um lhe tocou em especial. Quando Celso mostrou o disco aos amigos ouviu: “Cara, esse negão aí é o BB King, o Rei do Blues”.
Daí pra frente, Celso Blues Boy participou da banda Aeroblues, uma primeiras do blues no Brasil, emplacou o hit “Aumenta que isso aí é rock’n’roll” tocou com um monte de gente boa, como Raul Seixas, teve Cazuza participando de seu disco e, glória suprema, dividiu palco e estúdio com BB King.
Sorteio
Participe do sorteio de um par de ingressos para o show desta noite. Para concorrer basta dar twittar a mensagem, exatamente como está, abaixo:
http://kingo.to/jzW Dê RT e concorra a 2 ingressos p/ o show do pioneiro do blues no Brasil, hoje no Teatro de Arena. #sorteioparaiba1
Comentários