icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Centenário na pauta

Instituições da capital e do interior se mobilizam para não deixar passar batido o centenário de morte de Augusto dos Anjos.

Publicado em 06/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 17:33

O tamarindeiro volta a fazer sombra no calendário cultural da Paraíba. Depois das comemorações isoladas em torno dos 130 anos de nascimento de Augusto dos Anjos (1884-1914), instituições da capital e do interior agora se mobilizam para não deixar que o centenário de morte do poeta passe batido em novembro.

Até o fim do ano estão previstas atividades como a inauguração de uma estátua e a realização de um congresso em homenagem ao autor do Eu (1912). A Câmara Municipal de João Pessoa tenta articular uma comissão para organizar os eventos em alusão à data, unificando-os em uma mesma agenda.

"A comissão já existe, e envolve a Câmara Municipal de João Pessoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Academia Paraibana de Letras (APL) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB)", afirma o parlamentar Fernando Milanez (PMDB), que esta semana se encontra com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) para apresentar a proposta da elaboração de duas cartilhas sobre o paraibano do século, a ser distribuídas entre alunos da rede municipal de ensino.

O presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, afirma desconhecer a existência da comissão mencionada por Milanez, mas confirma que a estátua em tamanho natural de Augusto dos Anjos já está em preparação e será inaugurada em breve.

"A estátua é uma iniciativa da APL e tem o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho", explica Cavalcanti. "Devemos ao vereador Fernando Milanez a ponte com a fundação, durante o Cineport. Considero a estátua um coroamento dos meus dois anos de gestão na APL", complementa o acadêmico.

A 2ª edição do Congresso Nacional de Literatura (Conali), coordenado pela professora Maria do Socorro Aragão, vai celebrar novamente a memória de Augusto dos Anjos este ano com o tema 'A literatura e o tempo: cem anos de encantamento'.

O congresso ocorre entre os dias 16 e 19 de novembro na UFPB, em João Pessoa. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://2conali.wordpress.com.

Em Sapé (na zona da mata, a 55 quilômetros da capital), o Memorial Augusto dos Anjos e a agente cultural Ana Maria Almeida também estão preparando uma programação em alusão ao centenário, durante o mês de novembro, na terra natal do poeta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp