icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'C'est la vie' cinematográfica

A partir de amanhã, em João Pessoa, começa a edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês que exibirá 14 longas-metragens.

Publicado em 02/05/2013 às 8:00

A partir de amanhã até o dia 9, a sala 1 do CinEspaço, em João Pessoa, estará reservada para os longas-metragens de mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês.

Serão exibidos ao longo da programação 14 produções inéditas de origem francesa ou francófona. Este ano é a terceira edição que a capital paraibana recebe o projeto, que acontece simultaneamente em 21 cidades do país.

Hoje haverá uma exibição especial, às 21h, para convidados, do drama Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine, França, Espanha, 2011), que também será exibido no sábado e no último dia da mostra.

No começo da Revolução Francesa, a vida no Palácio de Versalhes continua alheia ao tumulto que reina em Paris. Quando chega a notícia da tomada da Bastilha, os nobres e servos fogem desesperados, abandonando o Rei Luís 16 (Xavier Beauvois) e Maria Antonieta (Diane Kruger, de Bastardos Inglórios).

Uma jovem leitora totalmente devotada à Rainha (Léa Seydoux, de A Bela Junie) não acredita nos rumores e permanece na Corte, confiante de que nada lhes acontecerá.
A grade de programação de amanhã contará com comédia, drama e romance.

Às 14h30 haverá a exibição de Anos Incríveis (Télé Gaucho, França, 2011), nova comédia de Michel Leclerc (cujo longa antecessor na sua filmografia, Os Nomes do Amor, fez parte do festival no ano passado).

O filme mostra um grupo de jovens idealistas que compram câmeras amadoras e criam um novo canal de TV, anarquista, libertário e com poucos recursos, mas muita criatividade.

Em seguida, às 19h50, haverá sessão de O Homem que Ri (L'Homme qui Rit, França, 2012), drama baseado na obra homônima de Victor Hugo. O longa traz a história de dois órfãos: um garoto de cicatriz no rosto que dá a impressão de que está sempre sorrindo e uma garota cega que fazem espetáculos nas estradas.

Às 19h será a vez de A Datilógrafa (Populaire, França, 2012), comédia que se passa na Primavera de 1958, onde uma garota com extrema habilidade datilográfica (Déborah François, atriz de O Monge, que também passou na mostra ano passado) que deseja conquistar a independência do que ser prometida em casamento pelo pai para virar dona de casa.

Finalizando a sexta-feira, Aconteceu em Saint-Tropez (Des Gens qui S'embrassent, França, 2012), que terá sessão às 21h20, mostra a briga de irmãos quando um decide casar a sua filha no mesmo dia em que o outro enterra a sua esposa.

A produção é dirigida por Danièle Thompson, roteirista de A Rainha Margot (1993).
Outros destaques na mostra são Além do Arco-Íris, uma releitura moderna do príncipe encantado, e Camille Claudel 1915, cinebiografia sobre a reclusa escultora francesa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp