CULTURA
Chapéus valorizam as produções do dia a dia
Grifes como Fórum, Maria Garcia, Colcci e Ellus, por exemplo, deram destaque a esses acessórios no último desfile da São Paulo Fashion Week.
Publicado em 25/11/2012 às 6:00
Passou a época em que os chapéus eram encarados como coadjuvantes na composição dos looks. Com cores, tamanhos e formas cada vez mais diversificadas, as peças ganham destaque nas vestimentas, sendo considerados por muitos estilistas como peças-chave do guarda-roupa contemporâneo. Grifes como Fórum, Maria Garcia, Colcci e Ellus, por exemplo, deram destaque a esses acessórios no último desfile da São Paulo Fashion Week.
Graças ao clima e sol que nem sempre perdoam, os chapéus vêm se tornando peças fundamentais no guarda-roupa do brasileiro.
Adaptados à nossa realidade, esses acessórios são mais leves, porém com os mesmos modelos usados nas passarelas mundiais.
A designer de moda Fabíola Beltrão, que assina a marca NimiaN, falou sobre a importância desses acessórios nos dias de hoje. “Da realeza à boemia, passando pelos meados árabes, os chapéus são acessórios importantíssimos para a composição dos looks, afinal é um acessório que todo mundo pode usar e assim que olhamos para alguém, vemos primeiramente o rosto, ou seja, o chapéu seria o primeiro acessório a ser visto”.
Além de transformar o look, os chapéus são super importantes para proteger a saúde de quem usa, conforme informou a designer. “Os chapéus, assim como pulseiras e colares, ou seja, acessórios como todo, são indispensáveis para produção. Sabemos que o clima está bastante modificado e isso significa que temos que nos proteger dos raios nocivos do sol e até agora não há nada melhor, como acessório, do que o chapéu. Acredito que esse tenha sido um dos principais motivos, fora sua versatilidade, para que os chapéus tenham caído no gosto popular brasileiro”, destacou a designer.
Pupilo entre os paraibanos, o Panamá é o modelo mais apropriado à tropicalidade da região e, desde Santos Dumont, um dos responsáveis pela popularização desse chapéu no país, o modelo permanece praticamente o mesmo. São leves e vão bem em quase todas as composições diárias, desde os looks casuais até os mais refinados, do jeans e camiseta ao short e alfaiataria.
A designer de moda Fabíola Beltrão comentou sobre o uso da peça. “Para as meninas, a combinação mais comum, fácil e infalível é pegar o bom e velho jeans ou uma calça de alfaiataria, uma t-shirt branca básica e uma sandália de dedo. Já para os meninos, um tênis, ou até mesmo sapatênis com jeans fica perfeito na composição do look”. (Especial para o JP)
Comentários