CULTURA
Chiclete conta sua inusitada história
Gonçalo Junior, jornalista baiano, radicado em São Paulo, que está lançando Ora, Bolas! A inusitada história do chiclete no Brasil
Publicado em 29/04/2012 às 8:00
Com a descoberta do chiclete, o ato de mascar se tornou indústria com o pioneiro Thomas Adams nos Estados Unidos, no final da Era Vitoriana. Tal hábito resultaria em uma pesquisa de Gonçalo Junior, jornalista baiano, radicado em São Paulo, que está lançando Ora, Bolas! A inusitada história do chiclete no Brasil (Alameda, 220 páginas, R$ 42,00).
"É aquela velha história: escrevo os livros que gostaria de ler, mas não encontro", aponta o autor em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. "Faço uma espécie de jornalismo das coisas miúdas, tento tratar de um tema amplo e importante a partir de coisas menores."
Entre os exemplos colocados pelo próprio Gonçalo, livros como Maria Erótica (Peixe Grande, 2010), que conta "a história da ditadura pelo ângulo da repressão ao sexo, por meio de dois pequenos editores que ninguém tinha ouvido falar"; e a biografia Benício (Cluq, 2006), que permitiu ao pesquisador falar da indústria dos livros de bolso e da pornochanchada, onde o protagonista era capista das publicações pulp e pintava os cartazes das produções cinematográficas.
"Acredito que todo mundo é um grande personagem, mas pago um preço altíssimo por isso. Meus livros não vendem quase nada e as editoras perdem o interesse. Por isso, mudo tanto de editora e não ganho dinheiro nenhum", desabafa.
O autor afirma que Ora, Bolas! nasceu de uma reportagem que publicou na Gazeta Mercantil, há mais de 10 anos. "Propus, na época, uma matéria sobre a indústria do chiclete no Brasil, com viés mais econômico. Pensei também numa retranca a respeito do colecionismo e da nostalgia das figurinhas."
A primeira fábrica brasileira da Adams é montada em 1944. Anos antes, o consumo da goma de mascar por aqui começa com os marines norte-americanos nas bases militares instaladas no Nordeste durante a Segunda Guerra. "(Em Natal) Câmara Cascudo publicou um artigo num jornal da época comentando o hábito dos soldados de distribuir chiclete às crianças."
O chiclete se firma através dos comerciais de TV, revistas, álbuns de figurinhas e músicas. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial, atrás dos EUA e da China.
Preparando para outubro Quem Samba Tem Alegria (Civilização Brasileira), biografia de Assis Valente (1911-1958), Gonçalo acredita que o livro é "absolutamente inédito e original", com informações que não se encontra nos livros ou na Internet.
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