CULTURA
Chocolate rubi, naturalmente cor de rosa, é super novidade para Páscoa
Novo tipo de chocolate chegou ao Brasil este mês e é tido como maior inovação em 80 anos.
Publicado em 13/04/2019 às 7:00 | Atualizado em 14/04/2019 às 10:07
Um chocolate naturalmente cor de rosa, que não leva coloração, feito de um cacau especial. A grande novidade do mercado mundial de chocolates também está disponível para os paraibanos para a Páscoa deste ano, que acontece no dia 21. Confeiteiros locais e lojas de João Pessoa têm em suas prateleiras ovos e outros itens produzidos com o chocolate rubi, a grande aposta do mercado em 2019.
Lançado em Xangai em setembro de 2017, ele já apareceu em uma linha limitada de Kit Kat, mas só chegou ao mercado brasileiro entre o fim de março e início deste mês. O quilo do chocolate custa em média R$ 80 em lojas especializadas em produtos culinários.
O quarto tipo de chocolate, que se junta ao tipos amargo, ao leite e branco, é fruto de um tipo de cacau produzido no Brasil, mas também no Equador e na Costa do Marfim. Mas quem conseguiu desenvolver a receita do chocolate em si foi a empresa Barry Callebaut, que tem tripla nacionalidade (suíça, alemã e belga) em parceria com uma universidade alemã.
Maior inovação em 80 anos
É a própria Barry Callebaut que considera o chocolate rubi “a maior inovação na indústria de chocolates em 80 anos”. “O [chocolate] rubi oferece uma experiência sensorial intensa, um sabor totalmente novo: nem amargo, nem achocolatado nem doce, mas uma mistura de frutado fresco e uma suavidade exuberante”, descreve.
A Callebaut identificou as amêndoas de cacau que têm uma quantidade maior de flavonóides, substância que deixa a coloração rosada e sabor diferenciado, além de sua função antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, há um processo de fermentação especial para não perder a coloração natural.
'Completamente diferente'
Foi exatamente na fábrica da Callebaut na Bélgica que a chef patissière paraibana Ana Clóris, conheceu pessoalmente o rubi. A experiência aconteceu no ano passado, mas ela já chegou para a visita cheia de curiosidade. Nessa Páscoa ela já está com itens com o ingrediente na sua pâtisserie. “É muito bacana trazer algo tão inovador”, comemora.
Segundo ela, o chocolate exige adaptação porque tem teor alto de cacau, mas garante que sua experiência com o novo produto tem sido “maravilhoso”, mesmo ele sendo “completamente diferente de qualquer coisa que tenha no mercado”. “Fiquei de cientista maluca uns dias fazendo testes”, conta. Mas rapidamente ela chegou ao ‘ponto ideal’ para usar nas suas receitas.
Chocolate rubi e nibs de cacau
O chocolate rubi também está em uma das opções de Ovo de Páscoa da Kopenhagen, que combinou o chocolate cor de rosa com o tradicional chocolate amargo, amêndoas e sementes de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas, conhecidas como nibs de cacau.
Comentários