CULTURA
Cine Banguê no Espaço Cultural reabre nesta sexta com sessões gratuitas
Programação conta com exibição de filmes, lançamento de livro e oficinas. Espaço fica localizado em Tambauzinho, em João Pessoa.
Publicado em 18/02/2016 às 13:57
Nesta sexta-feira (19) será inaugurado o novo Cine Banguê, unidade de audiovisual da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que elaborou uma programação especial desenvolvida até a próxima segunda (22). A programação conta com exibição de filmes, lançamento de livro e oficinas. As sessões do dia 19 ao dia 22 são todas gratuitas e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria com uma hora de atencedência.
A cerimônia de inauguração começa às 19h e homenageia os cineastas paraibanos Vladimir Carvalho e Manfredo Caldas. Em seguida, às 20h, tem início a sessão de curtas paraibanos apenas para convidados. A segunda sessão gratuita começa às 22h e é aberta ao público.
O Cine Banguê retomará suas atividades em um espaço com capacidade para 120 pessoas, sendo 116 lugares e mais 4 espaços para cadeirantes. Sua programação será focada em obras que muitas vezes não se encontram disponíveis nos circuitos comerciais. O cinema encontra-se equipado, ainda, com um projetor digital 2K.
A partir da quarta-feira (24), o Cine Banguê passa a funcionar com sessões regulares pagas. A venda de ingressos será feita na bilheteria do local a preços de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), temporariamente com pagamento apenas em espécie. As sessões do Tintin Cineclube, no entanto, serão gratuitas.
Nova estrutura do Cine Banguê tem capacidade para 120 pessoas e ainda inclui espaço para cadeirantes. (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Programação
Sexta, dia 19
Serão exibidos os filmes “Amargo da Cana” (direção Van Pereira, Suellen Ramos e Wellynghton De Oliveira); “Ilha” (direção Ismael Moura); “Campana” (direção: Gian Orsini); “Redemunho” (direção Marcélia Cartaxo) e “Sociedade do Cloro” (direção Ana Bárbara Ramos).
A programação inaugural ainda inclui o lançamento do livro Jornal de Cinema, do cineasta Vladmir Carvalho, com sessão de autógrafos a partir das 21h30. Na mesma noite, tem início a Oficina de Documentário, ministrada por João Vieira Júnior.
Sábado, dia 20
Sessão com o filme “Califórnia” (Brasil, direção Marina Person), às 18h30; sessão do filme “Batguano” (Brasil, Paraíba, direção Tavinho Teixeira). Entre as ações paralelas, tem continuidade a oficina Prodav de Documentário, das 9h às 18h.
Domingo, dia 21
Sessão do filme “Último Cine Drive-In” (Brasil, direção Iberê Carvalho), às 16h. Uma sessão homenagem a Manfredo Caldas com a exibição do filme “O Romance do Vaqueiro Voador”, do qual assina a direção, será exibida às 18h. Em seguida, haverá debate com o diretor e presença do ator Luiz Carlos Vasconcelos. A mediação será feita por Liuba de Medeiros. Terá a continuidade da oficina do Prodav de Documentário, das 9h às 18h.
À tarde, a partir das 15h, acontece a mesa redonda sobre o tema “Caminhos da distribuição de conteúdos audiovisuais no Brasil” com a participação de Leticia Santinon (Vitrine Filmes), Ramiro Azevedo (Coordenador de licenciamento da programadora Box Brazil), João Vieira Jr. (Produtor de cinema), com mediação de Arthur Lins. O debate é aberto ao público.
Segunda-feira, dia 22
A programação especial de inauguração finalizará com ações paralelas das 18h às 22h. É quando acontece a rodada de negócios com a programadora Box Brazil e participação de produtores e realizadores selecionados após o processo de inscrição, que pode ser feito por meio de formulário online.
Oficinas
Paralela à programação de inauguração, na parte de formação são ofertadas três oficinas. A primeira delas é a de Documentário, que será ministrada por João Vieira Júnior, de 19 a 21 de fevereiro. Já a de Animação tem como ministrante Maurício Martins Nunes, no período de 11 a 13 de março. Por último, acontece a de ficção, ministrada pior Diana Almeida de 18 a 20 de março.
As atividades são realizadas pela Unidade Técnica do Prodav TVs Públicas, em parceria com entidades locais e TVs públicas. As oficinas acontecem nas 27 capitais brasileiras. O objetivo é preparar os interessados em participar dos editais da segunda edição do Prodav TVs Públicas.
Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição online, apresentando uma proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, pequena sinopse e estágio do projeto. Também é preciso apresentar uma carta de intenção de uma empresa produtora independente e registrada na Ancine, comprometendo-se a inscrever o projeto nas chamadas públicas. A oferta é de 30 vagas por oficina.
Comentários