icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cine Banguê reabre nesta quinta com longa de Nachtergaele

Inspiração para Festa da Menina Morta veio durante as filmagens do O Auto da Compadecida. Filme já recebeu 10 premiações em festivais de cinema.  

Publicado em 29/10/2009 às 10:29

Renato Félix
Do Jornal da Paraíba

Chegou o dia do reencontro dos cinéfilos pessoenses com a sala que sempre foi uma opção para conhecer o cinema feito além das fronteiras de Hollywood. O Cine Bangüê, no Espaço Cultural, será reinaugurado nesta quinta-feira (29) com a pré-estreia de A Festa da Menina Morta (Brasil, 2009), às 19h, com a presença do diretor Matheus Nachtergaele e aberta ao público.

Desde os anos 80, quando não passavam de quatro as salas de cinema em João Pessoa, o VHS ainda era incipiente e não havia DVD e muito menos a possibilidade de encontrar filmes na internet, o Bangüê se tornou fundamental para que o pessoense pudesse ter acesso a filmes europeus, asiáticos, brasileiros e clássicos do cinema.

Atualmente, a situação é um pouco melhor - o mercado de DVD é vasto e o número de salas de cinema pulou para 12 (chegou a ser 17). No entanto, ainda há filmes importantes que não encontram lugar no circuitão.

Acesse mais opções de lazer na Agenda Cultural.

Um deles é justamente A Festa da Menina Morta, estreia na direção do antes apenas ator Nachtergaele. Selecionado para a mostra ‘Un Certain Regard’ (um certo olhar) do Festival de Cannes, o filme causou forte impressão no evento francês, principal vitrine do cinema no mundo.

No Brasil, o filme ganhou seis kikitos no Festival de Gramado - incluindo o prêmio da audiência, especial do júri, júri da crítica e melhor ator. No Festival do Rio, ganhou como melhor direção e ator. No Prêmio Contigo de Cinema, melhor ator. E Lula Carvalho, filho do paraibano Walter Carvalho, teve sua fotografia premiada no Festival Latinoamericano de Lima, no Peru.

Nachtergaele estreia na direção com A Festa da Menina Morta, mas sua carreira de ator é longa e conhecida. Foi o João Grilo de O Auto da Compadecida (1998) e esteve também em Central do Brasil (1998), Cidade de Deus (2002), Amarelo Manga (2002) e Baixio das Bestas (2006). Na TV, em Hilda Furacão (1998), América (2005), Queridos Amigos (2008) e, este ano, Decamerão - A Comédia do Sexo (2009).

Em entrevista, ele afirmou que foi justamente nas filmagens de O Auto da Compadecida que conheceu a história que inspirou A Festa da Menina Morta: foi a uma festa em que as pessoas adoravam o pedaço de um vestido de uma menina morta, encontrada em um mandacaru. “Fiquei muito comovido com isso”, afirmou. Com Dira Paes e Jackson Antunes no elenco, o filme fica em cartaz no Bangüê de sexta a domingo, às 18h30 e 20h30. A abertura da sessão terá o curta Tempo de Ira, dirigido por Marcélia Cartaxo e Gisella de Mello.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp