CULTURA
Cinediário de um mago
Trajetória do escritor Paulo Coelho é recontada em 'Não Pare na Pista', filme que estreia nesta quinta-feira em João Pessoa.
Publicado em 14/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 13:55
“Paulo flertou com a morte, fugiu da loucura, namorou as drogas, superou a tortura, sofreu e sorriu por amor, encontrou o sucesso com a música ao lado de Raul Seixas, mas nunca abandonou seu maior sonho: vencer como escritor”.
Essa é uma breve sinopse apresentada de Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho (Brasil, Espanha, 2014), cinebiografia de Daniel Augusto (do documentário Amazônia Desconhecida) que estreia nos cinemas de João Pessoa nesta quinta-feira.
Para encarnar o escritor carioca que já vendeu mais de 150 milhões de exemplares de sua obra pelo globo foi escalado o gaúcho Julio Andrade, um ator ‘metamorfose ambulante’ que já emprestou sua interpretação para o parceiro de composições e fundador da Sociedade Alternativa ao lado do protagonista, Raul Seixas (1945-1989), na série de TV Por Toda Minha Vida.
O filme acompanha a trajetória de Paulo Coelho desde quando saiu de casa brigado com o pai conservador para ser editor de revistas alternativas e experimentar o sexo, drogas e rock’n’roll na época dos ‘anos de chumbo’ da ditadura militar no país.
O irmão caçula de Julio Andrade, Ravel, estreia no cinema como o mago quando jovem.
Filmado no Rio de Janeiro e na Espanha, Não Pare na Pista acompanha a consagração do romancista, quando publicou O Alquimista, em 1988, depois de um retiro e peregrinação de 700 quilômetros da França até Santiago de Compostela.
Com base em pesquisa de Carolina Kotscho, roteirista de outras cinebiografias como 2 Filhos de Francisco (2005), a produção ainda conta com Fabiula Nascimento, Enrique Díaz, Letícia Colin e a espanhola Paz Vega no seu elenco.
Comentários